terça-feira, 1 de abril de 2014

FAEA promove semana de qualificação para os presidentes de Sindicatos Rurais do Amazonas





 
 
A Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA) realiza de 31 de março a 4 de abril, uma semana de eventos de capacitação sindical destinada aos presidentes patronais dos Sindicais Rurais do Amazonas, que tem o intuito qualificar e beneficiar a gestão dos mesmos em seus respectivos municípios.

Na abertura do evento ocorrida na manhã desta segunda- feira 31, o presidente da FAEA, Muni Lourenço, manifestou a importância da qualificação, aplicada aos presidentes dos sindicatos, principalmente, da Capacitação sobre o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), um treinamento que mostra como trabalhar para atender o produtor rural em questões relacionadas à Previdência Social e aposentadoria rural. “O CNIS é muito importante. Nós sabemos que são muitas as dificuldades dos produtores rurais, que depois de uma vida de trabalho às vezes não consegue se aposentar. Nós temos a oportunidade pra fazer essa ponte e fazer com que essas pessoas se aposentem. Agradeço a Senadora Kátia Abreu, por disponibilizar equipe técnica de altíssimo profissionalismo para nos ajudar”, ressaltou o presidente. 

O consultor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) Rafael Avelar palestrou para os presidentes, diretores e técnicos dos Sindicatos Rurais no dia 31. “Estou aqui para explicar aos presidentes dos sindicatos o que é a segurado especial; tratar um pouco sobre a legislação e também cadastramento deles junto ao INSS. Esclarecer para o pequeno produtor que podemos atender ele na concessão de benefícios junto a Previdência Social como: aposentadoria, auxílio acidentário; licença maternidade. Quando ele necessitar de algum desses benefícios ele estará apto a recebê-los”, informou o consultor.

Será abordada, no decorrer da semana, sobre Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP). “A DAP é o documento que o produtor que esteja enquadrado para poder ir aos bancos e fazer financiamentos rurais com mais rapidez e menos burocracia”, explicou o coordenador do programa Sindicato Forte na Amazonas Marcos Pinheiro. Continuando a semana de treinamentos, no dia 2 será aplicado um Seminário sobre a gestão de desenvolvimento sindical. 

Gestão de Qualidade Sindical

Já nos dias 3 e 4 de abril, será aplicado o programa piloto de Gestão de Qualidade Sindical, que irá mostrar como melhorar atendimento e aperfeiçoamento. Participarão do GQS os presidentes dos sindicatos de Apuí, Autazes, Boca do Acre, Manacapuru, e Parintins. De acordo com o coordenador do programa Sindicato Forte na Amazonas Marcos Pinheiro, o Estado brasileiro é o 2º do país a implantar o Índice de Desenvolvimento Social (IDS) em toda a rede sindical. 








Reportagem e foto: Lineize Leal

Nenhum comentário:

Postar um comentário