O Concurso de Gastronomia do Bacalhau da Amazônia realizado pela Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) e pela Associação de Bares e Restaurantes do Amazonas (Abresel-AM) contou com a participação de 18 restaurantes que apresentaram receitas inéditas do Bacalhau. A noite também foi de homenagens aos idealizadores e responsáveis pelo grandioso projeto. O secretário de Produção Rural, Eron Bezerra, e o diretor técnico da Fábrica de Bacalhau da Amazônia, em Maraã, Bismark Prazeres, foram os homenageados do concurso.
Bismark Prazeres foi homenageado pelos relevantes serviços prestados nesse grandioso projeto. O diretor técnico atua desde o início do projeto em Maraã e o responsável por coordenador a Indústria de Bacalhau no município.
Eron Bezerra, o segundo homenageado da noite, é o grande idealizador e responsável pelo sucesso do Bacalhau da Amazônia.
Sobre o Bacalhau - O Amazonas, através da primeira Fábrica de Bacalhau da Amazônia, construída em Maraã, começou a produzir o bacalhau em 2011. A fábrica tem capacidade industrial instalada para 1,5 mil toneladas de pescado ano.
É preciso esclarecer, inicialmente, que Bacalhau não é um peixe e, sim, um produto industrial, fabricado a partir de alguns tipos de pescado como: Cod (Gadus morhua), o Cod Pacific (Gadus macrocephalus), o Ling (Molva molva), o Zarbo (Brosmius brosme) e o Saithe (Pollachius virens), assim como o Pirarucu (Arapaima gigas).
A técnica de processamento do Bacalhau da Amazônia, segundo ele, obedece essencialmente às seguintes etapas: tratamento sanitário apropriado, evisceramento do pescado, salmoramento e desitratação mecânica, de tal maneira que o produto industrial não ostente mais do que 45% de umidade relativa ao final do processo.
“Um bom bacalhau exige um peixe de posta grossa e, é nesse particular, que o pirarucu se destaca e torna-se imbatível, pois pode chegar até 250 kg e medir mais de 3 metros de comprimento. Seus concorrentes diretos, como o Gadus, Ling, Zarbo e Saithe, ostentam peso e tamanho que oscilam entre 15 a 50 kg e máximo 1,50 metros”, destaca Eron.
Nenhum comentário:
Postar um comentário