quarta-feira, 9 de abril de 2014

IDAM e parceiros beneficiam agricultores familiares com projeto de implantação de viveiro escavado

Por Aldizângela Brito

image-2
No dia 07 de abril foi realizada na Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS) no município de Presidente Figueiredo (distante a 117 quilômetros de Manaus), uma reunião entre representantes do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas IDAM, e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola e Abastecimento (Semda), onde foi feito um balanço a respeito das vistorias feitas na rodovia AM-240 e BR 174 para implantação do Projeto Arranjo Produtivo Local (APL) de piscicultura em viveiro escavado. O objetivo da reunião foi avaliar as vistorias realizadas no período de seis meses que iniciada em setembro de 2013.


Na reunião foram apresentadas algumas dificuldades encontradas durante as vistorias, e os participantes concordaram que a unificação das equipes dos três órgãos facilitará o andamento das atividades. Foi apresentada ainda a quantidade de processos formalizados na rodovia AM 240 que foi de 117 processos e na BR 174 constam 116 processos.
Segundo o gerente da Unidade Local do IDAM/ Presidente Figueiredo Luis Aldiney Oliveira, a unificação vai diminuir as despesas com o transporte e acelerar o andamento do processo de elaboração e implantação do (APL) no município. “Após seis meses de vistoria, vimos a necessidade de reunir as equipes e avaliar essa atividade para garantir que tudo ocorra da melhor forma possível e diminuir gastos desnecessários”, afirmou Oliveira.
 O Projeto de Arranjo Produtivo Local (APL) para piscicultura em viveiro escavado é um convênio firmado entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Presidente Figueiredo para melhorar as condições socioeconômicas e ambientais dos pequenos produtores no município por meio da implantação de 300 hectares de lâmina d’água e tem como objetivo estimular a produção de pescado no município. O acordo estabelece o limite de 0,50 hectares de viveiro escavado para cada proprietário, beneficiando 

Nenhum comentário:

Postar um comentário