terça-feira, 1 de abril de 2014

Moveleiros de Novo Aripuanã recebem orientações sobre legalização de empreendimentos madeireiros

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPor PAULO VIEIRA,

Representantes do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), estiveram realizando visita técnica nos dias 26 e 27 de março, em cinco empreendimentos madeireiros no município de Novo Aripuanã (distante a 227 quilômetros de Manaus).
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
A ideia foi incentivar as famílias a trabalhar dentro da legalidade com a regularização dos empreendimentos madeireiros. A extensionista rural e engenheira florestal do IDAM, Cristina Zulma Escate Lay, explicou, que com o licenciamento, os moveleiros tem a garantia da exploração de madeira nativa legalizada por meio de Planos de Manejo Florestal Sustentável em Pequena Escala (PMFSPE), que assegura um melhor aproveitamento dos recursos, reduz o impacto da exploração e promove sustentabilidade.


No dia 27 de março, a engenheira florestal com apoio do gerente da Unidade Local de Novo Aripuanã e o técnico em agropecuária Jucidene Cardoso Silva, realizaram uma palestra sobre a cadeia produtiva da madeira com ênfase no elo moveleiro, onde foram discutidos assuntos como, documentações necessárias para legalização e orientações sobre o descarte de resíduos.
Participaram do evento as secretarias de Meio Ambiente e Agricultura do município. Na oportunidade o gerente da Unidade Local e os moveleiros assistidos pelo IDAM, assinaram o Termo de Adesão a Assistência Técnica Florestal.
Segundo Zulma, o termo de adesão visa garantir ao empreendedor florestal o acompanhamento e orientação técnica do processo produtivo, como também, o controle na liberação de licenças para que o empreendimento seja executado dentro das diretrizes e normas estabelecidas pela legislação.
Licenciamento – Para que os pequenos empreendimentos madeireiros no interior do Estado trabalhem de forma legalizada é necessário seguir alguns procedimentos que funcionam da seguinte forma: O IDAM, órgão responsável em prestar assistência técnica, reúne a documentação e elabora um memorial descritivo da indústria madeireira e o projeto de implantação da indústria de cada movelaria, em seguida envia para o Instituto de Proteção Ambiental (Ipaam), que analisa a documentação. O próximo passo será vistoriar os locais, essa visita é realizada pelos técnicos do Ipaam. Após análise a licença será expedida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário