A Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) inaugurou na quarta-feira (2), no município de Nova Olinda do Norte (126 km de Manaus), um mini matadouro com capacidade para abater 10 cabeças de gado ao dia.
De acordo com o secretário de Produção Rural, Eron Bezerra, a construção do matadouro de Nova Olinda faz parte dos investimentos do Governo do Estado para garantir segurança alimentar aos produtos do Amazonas.
Resultado de parceria entre a Sepror e o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Matadouro e Frigorifico Municipal de Nova Olinda do Norte vai beneficiar indiretamente 20 mil pessoas, praticamente toda a população do município, que de acordo com o censo do IBGE de 2012, está estimada em quase 32 mil habitantes.
A construção do matadouro está orçada em R$ 833.756,55 e faz parte do convênio federal número 276.93742/2008 entre o Mapa, a Caixa Econômica Federal e a Sepror. Essa parceria, de acordo com Eron, contempla a reforma e ampliação do Parque Agropecuário do Careiro Castanho; reforma e ampliação do Matadouro de Autazes e construção de matadouros de pequeno porte nos municípios de Tabatinga, Manicoré e Nova Olinda do Norte.
O matadouro tem capacidade para atender o município de Nova Olinda e de outros municípios vizinhos. A obra possui 555,52 m2 de área construída e inclui currais e seus anexos, sala de matança e seus anexos, sala de desossa e câmaras frigoríficas. Além do abate, o local tem estrutura para manipulação, elaboração, preparo e conservação de carne.
Nenhum comentário:
Postar um comentário