Durante os dias 26, 27 e 28 de março, a equipe técnica da Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) em Ipixuna (distante a 1.368 quilômetros de Manaus), recebeu a visita de dois técnicos do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), que realizaram um treinamento sobre como executar o Cadastro de Aquicultura. Na oportunidade as equipes técnicas da Secretaria Municipal de Produção e Meio Ambiente e o representante da Associação dos Piscicultores de Ipixuna (ASPMI) também participaram da capacitação.
O treinamento teórico foi realizado na sede da ASPMI, onde os participantes receberam instruções sobre o preenchimento do cadastro e manuseio do GPS, para marcação de coordenadas e croqui dos viveiros.
A parte prática foi realizada na propriedade do agricultor Antônio Agilmar Barroso de Lima, localizada no ramal João Batista, km 1. O técnico e engenheiro de pesca do Ipaam Renato Soares, com apoio do técnico do IDAM James Martins Mota, fizeram uma demonstração da marcação de coordenadas da propriedade. Os dados foram registrados no programa Trak Maker com o desenho da área que será anexado ao cadastro.
Na oportunidade foi realizada uma reunião com os agricultores, produtores, pescadores e proprietários de indústrias de olaria e movelaria. Na ocasião, foram esclarecidos quais os procedimentos para obter o licenciamento ambiental por meio do Ipaam.
O técnico em agropecuária do IDAM/Ipixuna, James Martins Mota, explicou aos agricultores que para obter o licenciamento é necessário que todos tenham realizado o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Segundo ele, o cadastro eletrônico é obrigatório não só para obter o licenciamento, como também, registra que o agricultor está desenvolvendo as atividades agropecuárias de forma legal e respeitando o meio ambiente.
Cadastro Ambiental Rural – O CAR é um registro eletrônico de abrangência nacional e é obrigatório para todos os proprietários rurais. No cadastro serão registradas todas as informações ambientais das propriedades e posses rurais. O acesso é público pela internet e visa constituir uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico, além de combater o desmatamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário