sexta-feira, 4 de abril de 2014

Sistema OCB/Sescoop-AM implanta PAGC em cooperativas do Estado

O Sistema OCB-Sescoop/AM realizou na tarde desta quinta-feira, 3 de março, às 14h, o lançamento do Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC), que tem como objetivo promover adoção de boas práticas de gestão e governança, com base no modelo de excelência de gestão da Fundação Nacional de Qualidade (MEG).
A ação, instituída e encaminhada pelo Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), é fundamental para que as cooperativas sejam dotadas de ferramentas que, de fato, as tornem competitivas e ofereçam diferenciais, para os cooperados e os usuários.


Por meio do PAGC, as cooperativas escolhidas vão receber um analista de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas, que promoverá um completo levantamento da situação administrativa, com a finalidade de construir um plano de melhoria. É esse balanço que vai apresentar um norte sobre as mudanças necessárias, e também determinar prazos e responsabilidades para as cooperativas, visando o alcance de 100% do Índice Geral de Conformidade.
O presidente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Petrucio Magalhães Júnior fez a abertura do evento e declarou que esse programa é o principal instrumento do Sistema Cooperativista já aprovado e validado em vários estado brasileiros.

Petrucio acrescentou ainda que, a partir da implantação dessa ferramenta, o cooperativismo passa a escrever uma nova página, pois o programa vem ajudar a promover mudanças com competência, coragem e ampla competitividade para atender as exigências do mercado.
“Com esse programa, a intenção é trabalharmos juntos para colhermos bons frutos. Se não tivermos atitudes de mudanças nada vai acontecer. Somos colocados à prova por conceitos evolutivos, com liderança de pessoas e cooperativas”, disse o presidente.
O superintendente Adriano Trentin Fassini apresentou o programa e falou dos benefícios que o PAGC vai trazer para a melhoria na gestão das cooperativas no Estado. Segundo o superintendente, havia necessidade de formação profissional, promoção social, monitoramento e apoio a gestão de dirigentes, cooperados, familiares e profissionais que atuam nas cooperativas.
Adriano disse ainda que o setor possui uma demanda reprimida de organização administrativa, e com essa ferramenta possibilitará aos dirigentes mais condições e conhecimento na parte interna de gestão organizada. O programa será implantado para verificar o quanto as cooperativas estão trabalhando na legalidade, e também dentro do seu próprio Estatuto Social.
“O programa vai avaliar e propor melhorias no que diz respeito à identidade da cooperativa, para que ela funcione verdadeiramente como cooperativa, e de acordo com o que determina a legislação do cooperativismo”, afirmou o superintendente.
Participantes - Participaram do Programa 25 cooperativas, que são: Açaí de Codajás, Agrofrut, Coomapem, Coomaru, Cooperjuta Da Amazônia, Coopmel, Cootdam, Coopsebram, Copamart, Cotam, Fecotram, Golfinho, Sicoob Manaus, Unicred Manaus, Unicref, Unimed Manaus, Uniodonto Manaus, Coopiauto, Cpu Uatuma, Novo Horizonte, Coopanore, Cootrafet, Coopcom, Agrofrutas Taruma. 
 Texto: Carla Santos/Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas
Fonte: Sistema OCB/Sescoop-AM

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