A Secretaria de Produção Rural (Sepror), através do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), entregou, no final de março, 150 mil mudas de guaraná clonado de variedades produtivas do município de Maués (distante a 276 quilômetros de Manaus).
As unidades de guaranazeiros foram repassadas aos agricultores familiares de várias comunidades assistidas, que efetuaram cadastro junto a Sepror/Maués e Idam. Todos os agricultores beneficiados têm recebido orientações técnicas relacionadas ao plantio e tratos culturais necessários para o desenvolvimento da cultura.
Segundo o extensionista da Unidade Local do Idam em Maués, Ivo Roberto, as mudas de guaraná serão plantadas em áreas novas e também em guaranazais onde ocorreram perdas causadas por problemas climáticos ou ocorrências de pragas.
Produção de frutas – O guaraná, bem como o açaí, cupuaçu, castanha-do-Brasil e as delícias preparadas com essas frutas conquistaram o Brasil e algumas partes do mundo. De acordo com a economista e Secretária Executiva Adjunta de Planejamento da Sepror, Tatiana Schor, o SistemaSistema Sepror, criou alternativas via concessão de fomento, fornecimento de infraestrutura, prestação de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) aos produtores rurais do Estado para incentivar a produção.
Há ainda o ProgramaPrograma de Aquisição de Alimentos (PAA), que tem como objetivo a compra de alimentos produzidos por agricultores familiares e sua pronta disponibilização para doação a entidades da rede de promoção e proteção social, assumido importante papel na promoção da segurança alimentar do público por essa atendido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário