| Já toquei nesse assunto em outros postagens. Também já foi pauta de audiência pública promovida pelo deputado estadual Dermilson Chagas. Hoje, passei pelo DB e vi que os ovos de MT continuam com a validade de DOIS meses, e os do AM com prazo bem menor. Qual o correto? Os dois estão corretos? Bem, um tem SIE, e o outro tem SIF, portanto, em termos de registro tá tudo OK! Mas a qualidade é a mesma? A segurança alimentar é a mesma? Semana passada, comprei e preparei ovos no Rio de Janeiro. A validade no RIO, da mesma empresa de MT, é menor do que a colocada nas embalagens vendidas no AM. Posso afirmar que a consistência não só dos ovos produzidos no AM, assim como os comercializados no RIO pela mesma empresa de MT, é bem superior a dos ovos vendidos no Amazonas. É isso mesmo? Essa diferença na consistência não é prejudicial a saúde? |
Sr. Thomaz, estamos desenvolvendo um projeto na UFAM, exatamente sobre a qualidade desses ovos (nacionais x estaduais). Em breve publicaremos resultados...
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirParabéns Dra. Luciene Siqueira.
ExcluirSr. Thomas, entendo sua dúvida e é a mesma de muita gente.
ResponderExcluirO prazo de validade de um alimento quem define é a própria empresa através de estudos de prateleira (shelf life). Nesse período de estudo as amostras passam por análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais, sendo avaliado cada estágio do produto inclusive a temperatura para posterior avaliação. Após o período de acompanhamento e análises, a empresa saberá por quanto dias o produto pode ser comercializado de forma segura. Os estudos são enviados para o órgão oficial que somente depois de aprovado é liberado para comercialização.
Normalmente esses ovos de outros estados devem ser comercializados refrigerado, ou seja, sob temperatura controlada, caso isso não ocorra poderá ter alteração na qualidade e problemas no ato da comercialização, por esse motivo podem não chegar ao final do prazo indicado.
Os ovos comercializado em temperatura ambiente até 25ºC tem tempo de prateleira reduzido se comparado aos com temperatura controlada.