Hoje, em contato com o presidente da OCB-AM, Merched Chaar, e com produtores de Manacapuru, fiquei sabendo e impressionado com os baixos preços pagos pelos atravessadores na zona rural (quando querem comprar) e do persistente desperdício de produtos regionais.
A saca de macaxeira de 60 kg está sendo paga pelo atravessador a R$ 10,00 (apenas 0,16 centavos o kg). Já o mamão, o preço na zona rural tá R$ 0,30 kg. Idem com a banana.
O presidente da OCB/AM já agendou reunião com o secretário Casara para encontrar solução para negociar a produção que ainda está nas mãos do produtor rural, das cooperativas agropecuárias.
Tenho sempre dito que o PAA/COMPRA INSTITUCIONAL, prioritariamente o mercado das FORÇAS ARMADAS, deveria ser o foco do governador José Melo e equipe para ajudar o agricultor familiar.
Também é bom lembrar que o PAA estimulou o agricultor familiar a plantar, mas a redução orçamentária e a indefinição dos recursos para o corrente ano vem gerando problemas no campo.
Existe um "concentração" de produção em determinados momentos do ano que precisa ser estudado pelo Sistema SEPROR e parceiros fins evitar o desperdício, baixíssimos preços e desestímulo ao agricultor.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário