terça-feira, 9 de maio de 2017

Muni defende pleitos do setor de FIBRAS na presidência da CONAB

Por mais uma vez, na condição de um dos atores do setor primário do nosso Amazonas, só tenho a agradecer mais essa atitude do Sistema FAEA/SENAR, presidido pelo amigo Muni Lourenço e equipe. Esses pleitos são pertinentes e justos ao Amazonas. Que bom rever e saber, através dessa foto, que o Muni foi recebido pelos colegas Marcelo (Presidente) e Kelma (Superintendente da Agricultura Familiar). São dois servidores exemplares e comprometidos.
Também fiquei sabendo que outro colega, o competente Ivo Naves, participou e contribuiu sobremaneira nesse encontro. Valeu Ivo!

O pleito de substituição dos sacos plásticos pela sacaria biodegradável de fibras - como a juta e a malva - nos estoques públicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), foi o assunto principal da reunião entre o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Fibras Naturais, Muni Lourenço, o presidente da Conab, Francisco Marcelo Rodrigues e a superintendente de Suporte à Agricultura do Órgão, Kelma Cruz. O encontro ocorreu na manhã desta segunda-feira, 8.
“Nesta reunião, ficamos mais perto de concretizar esse grande e histórico anseio dos produtores de malva e juta amazonenses e que certamente alavancará a produção dessa cadeia produtiva tão importante social e economicamente”, destacou Muni Lourenço, que também preside a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA).
O programa piloto de substituição da sacaria já havia sido apresentado por Lourenço, em outubro do ano passado ao Ministro da Agricultura Blairo Maggi, como pleito prioritário para o segmento de fibras. Além de atender à critérios ecológicos, a produção da sacaria de fibra pode contribuir para a geração de emprego e renda em um setor que só no Amazonas, é formado por 15 mil famílias aproximadamente.
O Presidente da Conab, Francisco Marcelo Rodrigues, se propôs a interagir com o Diretor de Abastecimento do órgão para agendar reunião com a superintendência responsável (Superintendência de Abastecimento) para sensibilização sobre a questão. O consultor técnico da Câmara Setorial, Ivo Naves, deverá estar presente na reunião.
Outros pleitos
Ainda durante o encontro, foram abordados outros assuntos como a atualização dos preços mínimos das fibras naturais através de um trabalho de campo intensivo, a necessidade de atualização da metodologia e disposição dos agentes da cadeia de juta e malva de custear as despesas para realização de tal trabalho. O Presidente da Conab, também se comprometeu de interagir com a diretoria responsável para desenvolver o trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário