sábado, 30 de julho de 2011

OCB/AM busca apoio da Embrapa


                   
                             Foto por: Síglia Regina/cpaa.embrapa
Com o objetivo de estreitar relações institucionais entre a OCB/AM e a Embrapa Amazônia Ocidental, estiveram reunidos ontem, 29, Luiz Marcelo Brum Rossi (chefe-geral da Embrapa), Celso Paulo Azevedo (chefe de Pesquisa e Desenvolvimento), Eliana Medeiro (presidente da Cooperativa Agropecuária Mista de Manacapuru Ltda. - Coomapem) e Petrucio Magalhães Júnior (presidente do Sistema OCB-Sescoop/AM).
De acordo com Petrucio Magalhães, essa parceria visa o desenvolvimento de pesquisas aplicadas às atividades econômicas das cooperativas agroextrativistas; desenvolver tecnologia para a colheita da juta e malva, da Coomapem; e introduzir o curauá na entressafra da juta e malva, em áreas de terra firme.
“Muitas cooperativas da região Sul usam sacarias, para embalar sua produção, e nossa perspectiva é de que elas possam investir no processo de confecção dessas embalagens no Amazonas e comprar o produto de cooperativas daqui, mas para isso precisamos vencer alguns desafios na base da produção de fibras regionais”, reconhece Petrucio.
Os processos de plantio e colheita da juta e malva produzidos pela Coomapem foram apresentados por Eliana Medeiro, aos representantes da Embrapa. “Movimentamos em torno de R$ 4 milhões em cada safra, mas poderíamos ter uma produção maior, se não tivéssemos tantas perdas, ocasionadas principalmente pela falta de tecnologias e equipamentos”, argumentou.
A Embrapa Amazônia Ocidental trabalha principalmente com guaraná, dendê, piscicultura, fruticultura (mamão e banana), mandioca e hortaliças. Segundo Luiz Marcelo Rossi, esse trabalho para melhorias da produção da juta e malva podem ser realizados por técnicos que já estão na região, em parceria com outras unidades da Embrapa e com a Unicamp, e se prontificou a investigar junto à sua equipe, meios para atender as solicitações da OCB/AM.
etrucio Magalhães adiantou que a OCB Nacional, através de seu presidente Márcio Lopes, está empenhada em apoiar essa causa e buscar apoio junto à Câmara Setorial de Fibras, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para atender às necessidades do segmento, no Amazonas.
A presidente da Coomapem declarou estar otimista com encontro e que as melhorias a serem alcançados na produção de fibras vão gerar mais oportunidades, para os produtores e jovens do interior do Amazonas. (Fonte: OCB/AM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário