sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

CARTA DE DEMISSÃO DO PRESIDENTE DA CONAB

 

Brasília, 7 de fevereiro de 2012.
          Senhora Presidenta,
          Foi a partir do espírito de respeito mútuo que sempre cultivei ao longo de minha jornada como ser humano e homem público que, ao chegar à Conab, pedi a todos um voto de confiança, e confesso que a empresa conquistou meu coração.
          Nos últimos meses, entretanto, as crises e mudanças enfrentadas foram muitas. Passamos a contar com um novo Ministro da Agricultura, com novos membros no Conselho de Administração da Conab, além de novo Procurador-Geral, novo Auditor Interno, novo Corregedor-Geral e novo Diretor Financeiro. Aqueles que ficaram na empresa ali permaneceram porque nada de errado foi encontrado que os implicasse ou que decorresse de sua responsabilidade, nem pela Controladoria-Geral da União nem por outros órgãos de controle do governo federal.
          Como também deve ser do conhecimento de Vossa Excelência, até as recomendações feitas pela CGU à Conab, por meio de relatório especial de auditoria, já haviam sido detectadas pela fiscalização interna da Companhia e, mesmo antes do resultado apontado, medidas estruturais e contingenciais já haviam sido tomadas. Muito foi feito e muito está sendo realizado.
          Embora o dever da imprensa seja informar a verdade e não colaborar com a propagação de factóides que, às vezes, são produzidos por interesses escusos objetivando induzir a opinião pública ao erro, não é isso o que temos visto. Mas, ao contrário, os meios de comunicação, ao arredondar notícias, não têm resgatado as informações e defesas amplamente divulgadas pela Conab e por mim, apenas "requentando" meias informações já devidamente rebatidas, prática que tem resultado num grande desserviço à sociedade e importante desgaste da minha gestão.
          Como diz a propaganda de um conhecido veículo de comunicação "uma grande mentira pode ser contada apenas com verdades"... ou com meias verdades. Levando isto em conta, a realidade passa a ser uma conquista dos poucos que a buscam honestamente, questionando, investigando e especialmente refletindo. Sob este aspecto, lamento profundamente que em nosso País, numa democracia tão consolidada, seja possível denegrir-se a imagem e o caráter de alguém, em praça pública, a ponto de tais condutas orquestradas terminarem por determinar as saídas possíveis aos gestores da Nação.
          Garanto-lhe, Senhora Presidenta, que sou um homem de bem, um homem honrado, e que as acusações a mim imputadas são completamente infundadas e resultarão, de minha parte, na adoção oportuna das medidas cabíveis.
          A verdade é que todos conhecemos as motivações políticas que antecedem os períodos eleitorais e, embora eu lamente, não me surpreendo com os expedientes utilizados. Indicado à Presidência da Conab pelo PTB e sendo pessoa da confiança do Deputado Jovair Arantes, a quem considero um grande amigo, sei que tenho sido usado como instrumento de adversários políticos que vislumbram as eleições municipais, às quais o Deputado concorrerá este ano.
          Infelizmente, diante do cenário que se construiu, nada mais me resta senão apresentar-lhe o meu pedido de afastamento do cargo de Presidente da Companhia Nacional de Abastecimento, em caráter irrevogável e irretratável, de modo a não contribuir para um maior desgaste do governo ou do meu partido. Assumi este cargo de cabeça erguida e com absoluta paz de espírito, e da mesma forma pretendo deixa-lo agora.
          Como disse anteriormente, a Conab conquistou meu coração e, por isso, nesta carta, faço questão de reiterar a necessidade de que a Companhia seja fortalecida e valorizada, uma vez que tem executado, com excelência, importantes ações de algumas das mais relevantes políticas públicas do governo federal.
          Emocionado, agradeço-lhe o apoio e a confiança em mim depositada, desejando os melhores desfechos aos Vossos planos de construção de um País grandioso, livre da miséria e pleno de seus valores e potencial. Que Deus possa iluminá-la, todos os dias, na condução do nosso Brasil!
Um forte abraço,
Evangevaldo Moreira dos Santos
Presidente da Companhia Nacional de Abastecimento

Excelentíssima Senhora
Dilma Roussef
Presidenta da República Federativa do Brasil
Nesta

Nenhum comentário:

Postar um comentário