sábado, 31 de março de 2012

Evento discute aspectos empreendedores da produção pesqueira na região amazônica

Campus Presidente Figueiredo realiza a 1ª Semana de Recursos Pesqueiros, nos dias 10 a 13 de abril, com o tema Aspectos Empreendedores da Produção Pesqueira. O evento oferecerá uma visão clara da atividade pesqueira, com o intuito de divulgar a importância do peixe como principal fonte de alimento da população da região amazônica, além da prática da piscicultura e pesca artesanal como atividade geradora de emprego e renda.
Programação
Após a cerimônia de abertura da 1ª Semana de Recursos Pesqueiros, com início às 18h, haverá três palestras: O Programa Nacional de Políticas de Formação Humana em Pesca e Aquicultura, com professor Edmar Moraes, da Coordenação Nacional de Pesca, Aquicultura, Portos e Navegação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC); Empreendedorismo em Pisciculturas, com o engenheiro de pesca Leonardo Suiji Maeda; e Licenciamento Ambiental para Piscicultura no Estado do Amazonas, com Raimunda Nonata Moreira Lopes, da Gerência de Controle e Pesca do Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam).
A programação do dia 11 começa, às 8h, com a palestra A Seguridade Social Aplicada aos Pescadores no Brasil. Em seguida, terão início os minicursos Higiene e Manipulação do Pescado, com a professora Cristiane Gama; e Elaboração de Projetos para Atividades de Piscicultura, com Márcio Cunha, engenheiro de pesca da Secretaria de Estado da Produção Rural do Amazonas (Sepror). À noite, acontecerão as palestras Manejo e Desenvolvimento Sustentável de Lagos, com o professor Renato Soares, e Tecnologias Aplicadas à Higiene e Manipulação do Pescado, com a professora Cristiane Gama.
No dia seguinte (12), ocorrerão as mesas-redondas Aspectos Empreendedores da Produção Pesqueira em Presidente Figueiredo, com Domingos Sávio de Oliveira, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Rogério Souza de Jesus do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Raimunda Farias, do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), e professor Paulo Rolim, do Campus Manaus Zona Leste; e por último, A Pesca Profissional e Recreativa no Lago de Balbina: Estado Atual e Perspectivas, com representantes da colônia de pescadores, comitê de pesca, pescadores profissionais e esportivos e professores do Ifam.
Na sexta-feira (13), serão finalizados os minicursos e realizada a cerimônia de encerramento do evento.

Fonte: IFAM/AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário