domingo, 25 de março de 2012

Giro RURAL (o que foi notícia...)

PISCICULTORES DE ANORI RECEBEM ALEVINOS DE TAMBAQUI
32 piscicultores de Anori foram beneficiados com a distribuição de 45 mil alevinos de tambaqui que servirão para a subsistência dos criadores e, também, venda do excedente. A ação é do IDAM, em parceria com alunos de Aquicultura e Pesca do IFAM. 
ANORI RECEBE UNIDADE DEMONSTRATIVA DE CITROS
Com o objetivo de incrementar a produção de laranja em Anori, que já tem tradição na cultura, o IDAM instalou, na propriedade do agricultor Francisco de Assis, uma Unidade Demonstrativa de Citros. De acordo com o gerente local do Idam, Jean Frank Magalhães, além dessa ação, o município já desenvolve o Programa Meu Pé de Laranja que distribui muda de laranjas destinadas ao plantio de quintais.
CITRICULTORES DE PRESIDENTE FIGUEIREDO RECEBEM CAPACITAÇÃO
Curso de capacitação de Citrus (laranja, abacaxi e limão) aos agricultores familiares da região. O evento aconteceu na vicinal ZF6 e é coordenado por técnicos do Idam.

Governo Federal lança o PRONACAMPO
O programa tem o objetivo de formar professores, educar jovens e adultos e garantir práticas pedagógicas para reduzir as distorções no cenário educacional do campo brasileiro. O programa deve garantir a distribuição de material sobre a realidade rural para mais de 3 milhões de estudantes.
FAEA participou do I Encontro de Comunicação Socioambiental do Amazonas
Semana passada aconteceu, em Manaus, o I Encontro de Comunicação Socioambiental do Amazonas (I ECSA). Assuntos relacionados à Conferência RIO +20, a ser realizado entre os dias 20 e 22 de junho, na cidade do Rio de Janeiro, como a economia verde e sustentabilidade, foi debatido entre comunicólogos da área ambiental, cientistas, estudantes de jornalismo, secretários estaduais e sociedade civil.  Durante o painel intitulado, “A economia verde e a comunicação socioambiental no Amazonas”, o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas, Muni Lourenço, palestrou sobre as ações da FAEA, do setor agropecuário e produtivo. “Os produtores rurais e os pecuaristas entendem que é possível produzir na Amazônia sem causar danos ambientais. Atualmente a Federação desenvolve projetos e ações que comprovam isso, exemplo foi o acordo firmado em 2011 com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, em utilizar as áreas já abertas, sem necessidade de desmatar outras áreas, como também o Cadastro Ambiental Rural, e cursos promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, que capacitam o homem do campo, entre outros”, afirmou.

População rural define propostas para Assistência Técnica no Amazonas

Encerrou, na sexta passada, a 1ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural – Ater. Mais de 200 pessoas participaram da Conferência e elaboraram propostas de políticas públicas que serão apresentadas na Conferência Nacional que vai acontecer, em Brasília, entre os dias 23 e 26 de abril. O agricultor Eraldo Albuquerque, que participou do encontro, veio do município de Parintins na expectativa de ajudar na construção dessas propostas. “Nós precisamos melhorar a Ater no nosso Estado, por isso é necessário despertar os governantes para as diferenças que existem nas regiões”, disse ele, alertando que, somente após ouvindo os envolvidos no processo é possível estabelecer padrões capazes de atender a realidade de quem vive no campo.

Trinta mil filhotes de tambaqui são distribuídos em Manaquiri

O Governo do Estado do Amazonas, por intermédio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas (IDAM), Secretária de Estado da Produção Rural (Sepror) e Secretária de Pesca e Aquicultura (SEPA), entregou para trinta piscicultores do município de Manaquiri (distante 60 Km de Manaus), 30 mil alevinos (filhotes) de tambaqui, produzidos no próprio município. Para ajudar no incremento da atividade no município, a Prefeitura elaborou um projeto para construção de mais dois tanques com uma capacidade para 100 mil pós-larvas para prática da alevinagem em Manaquiri. A intenção é atender a demanda crescente de alevinos que vem sendo registrada devido ao projeto “Piscicultura Familiar”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário