quarta-feira, 14 de março de 2012

Município de Carauari recebe capacitação no manejo do açaí



Agricultores e extrativistas residentes no município de Carauari e na comunidade de Bauama (zona rural), na calha do rio Juruá foram capacitados com o curso de boas práticas na colheita do açaí nos dias 20 e 23 de fevereiro. A realização foi patrocinada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-AM) que sentiu a necessidade de passar conhecimentos básicos e aprimoramento na cadeia do açaí.
O curso contou com aulas práticas e teóricas para 35 participantes que atuam no cultivo e na extração do fruto de açaí, além de uma visita dos participantes às dependências da agroindústria Açaí Tupã, instalada no município.
Com orientação profissional do tecnólogo em alimentos Raimundo Nonato Frazão, foram repassados os procedimentos adequados para a forma de coleta, armazenamento e transporte do alimento até a indústria.
Para o presidente do Sistema FAEA/SENAR, Muni Lourenço, o curso vem beneficiar as famílias que vivem da atividade na calha do Juruá. “A capacitação é primordial, para oferecer as famílias novas técnicas e assim elevar o padrão que o mercado exige como também o aproveitamento”, avaliou.
Práticas
No processo de coleta do cacho do açaí é necessário que o fruto esteja totalmente amadurecido elevando a pigmentação da antocianina substância que da a cor roxeada ao fruto; em seguida debulhá-lo em uma superfície coberta com lona plástica, recipientes limpos, caixas de madeiras ou peneiros de palha de juta, retirando toda sujeira e insetos que podem gerar doenças.
Para o seguimento no transporte, deve ser realizado em cestos, sacas ou peneiros bem fechados da maneira que não sejam empilhados evitando aquecimento da fruta que gere a perda de nutrientes.
O tecnólogo Frazão destaca a grande importância de ministrar esse curso e elevar o nome do município na comercialização do açaí com qualidade e padrão que a indústria nacional exige. "É indispensável que todos assimilem esse aprendizado para não haver perdas não só para indústria de polpas, mas principalmente para os produtores que almejam prosperar na venda de seus produtos", afirmou.
Em continuidade, o curso estendeu-se para comunidade rural do Bauama, onde é cultivado além do açaí outros produtos como abacaxi, mandioca e óleos de andiroba, muru-muru que fornecem o sustento a 21 famílias.


Liliane Pantoja
Assessoria de Comunicação
Sistema FAEA/SENAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário