quarta-feira, 18 de abril de 2012

OCB-AM e Conab realizam capacitação

 
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma das ações do Fome Zero que promove o acesso de alimentos às populações em situação de insegurança alimentar e promove a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar, além de contribui para a formação de estoques estratégicos e para o abastecimento de mercado institucional de alimentos, que compreende as compras governamentais de gêneros alimentícios para fins diversos, permitindo aos agricultores familiares que estoquem seus produtos para serem comercializados a preços mais justos.

O Sindicato e Organização das Cooperativas do Amazonas (OCB-Sescoop/AM) em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), realizaram nesta terça-feira (17), uma capacitação para cerca de 20 dirigentes e cooperados das cooperativas do setor da agropecuário do Estado do Amazonas, sobre as ferramentas do PAA, ministrada pelo superintendente da Conab Thomaz Antonio Perez da Silva.

O presidente do Sistema OCB-Sescoop/AM, Petrucio Magalhães Jr. ressaltou na abertura do evento que o momento é de ampliar conhecimentos sobre a operacionalização do PAA. "Essa capacitação foi muito importante para tirar todas as dúvidas dos gestores das cooperativas sobre a aplicação correta dos recursos, visando evitar possíveis apontamentos na prestação de contas das cooperativas que operam o Programa", disse o presidente Petrucio.

De acordo com o superintendente da Conab, Thomaz Perez, a capacitação tem a finalidade de explicar como o programa vem funcionando dentro do Estado. “Nós temos exemplo de cooperativas de sucesso que participam do encontro, além de outras novas cooperativas que estão buscando conhecer como o Programa de Aquisição de Alimentos funciona no Amazonas, pois este é um programa do governo federal que viabiliza a produção da agricultura familiar e ajuda no capital de giro das cooperativas na compra da matéria prima, em seguida com a negociação do mercado, retornando recursos do governo com juros de 3% ao ano”, explicou o superintendente.

O superintendente disse ainda que as metas são de ampliar o PAA no Estado do Amazonas e fazer com que o programa chegue ao produtor mais necessitado. “Um evento como esse tem a possibilidade de esclarecer a operacionalização do programa e passar informações mais precisas que esses produtores desconhecem, com certeza vai nos levar a ampliação da nossa produção no Estado”.

O presidente da Cooperativa Agrofrut de Urucará, Antonio Carlos, que trabalha com cerca de 60 cooperados na produção do guaraná e, hoje, chega a exportar o produto para a França e Itália, disse que o conhecimento é válido, pois além de se atualizar com as informações, ajuda também no intercâmbio com outras cooperativas. “Estamos aqui interessados em aprender e compartilhar nossas experiências e as dificuldades que enfrentamos, pois em cada seguimento encontra-se uma forma de trabalhar e a nossa cooperativa é bastante visada pelos parceiros por fazer um trabalho correto”, frisou Antonio Carlos.

Fonte: OCB-AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário