domingo, 15 de abril de 2012

Veja o sacrifício do agricultor para descarregar a produção em Manaus (video)


* Atendendo pedidos, volto a divulgar o video.
A Associação dos Produtores do Catalão, de Iranduba-AM, participa do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) do Governo Federal, operado pela Conab/AM, com recursos do MDS e MDA. Além do sacrifício que envolve a produção no campo, os agricultores familiares ainda enfrentam inaceitáveis obstáculos no momento de descarregar a produção agrícola no porto da CEASA, em Manaus. A abóbora, feijão de metro e couve foram compradas pela Conab, por meio do PAA/CPR-Doação/MDS, evitando o desperdício no campo, remunerando o produtor rural e levando alimentos para famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional. Os alimentos vistos no vídeo foram entregues ao Programa Mesa Brasil/SESC/AM que, imediatamente, repassou para entidades assistenciais cadastradas.

Eu fui acompanhar a ação, podendo constatar, e filmar, as precárias condições para descarregar a produção regional gerando perda de tempo ao produtor e transportador, danos aos alimentos e, com isso, aumentando o desperdício. No local, ou seja, no porto da CEASA, só existe área para o embarque e desembarque de passageiros. E da produção?

No estado das águas, em que o transporte ideal, e mais usado, é o fluvial, não podemos permanecer com esse quadro. É um desestímulo para todos os atores da cadeia produtiva.

A prefeitura de Manaus, ao tomar conhecimento dessa situação, certamente vai adotar procedimentos urgentes para amenizar o sofrimento do produtor rural amazonense.

Observação: Estas imagens referem-se ao final  da operação. Tem outras, e mais interessantes, mas não estou conseguindo inserir no blog. Vou continuar tentanto, em breve disponibilizarei.
Fonte: Video/Thomaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário