sábado, 26 de maio de 2012

Consórcio Sateré Mawé é exemplo para o Amazonas

Nusoken: Consórcio Sateré Mawé inaugura unidade de beneficiamento

O Guaraná, na língua indígena significa “o início de todo conhecimento”, é cultivado há centenas de anos na Amazônia brasileira. Os Sateré Mawé são hoje uma tribo de cerca de 10 mil pessoas que vivem em 90 aldeias do norte do Brasil. O Consórcio dos Produtores Sateré Mawé (CPSM), inaugura hoje, 24, a Unidade de Beneficiamento dos Produtos da Sociobiodiversidade. A cerimônia aconteceu no Centro Pastoral Mãe de Deus, onde a marca Nusoken foi apresentada a sociedade parintinense.

A marca do produto se originou da cultura indígena Sateré Mawé. “Nusoken é uma palavra que faz parte do nosso cotidiano, relacionada ao princípio de todo conhecimento, o princípio de toda cultura Sateré Mawé. Nu significa pedra; soken significa terreiro. Escolhemos essa palavra porque todo produto que vem da área indígena, em especial o Sateré Mawé, que tenha a marca Nusoken é verdadeiro, fora isso é falso. Para que o nosso povo seja valorizado”, afirma o Gerente de produção da CPSM, Obadias Garcia.

Durante a inauguração foi encenada o ritual das tucandeiras, que é feita entre meninos e simboliza a passagem da maior idade. Marcinho Santana é da etnia e se felicita com efetivação do projeto “Fico muito feliz. É o trabalho do nosso povo”, ressalta.

A Conab, Companhia Nacional de Abastecimento, o Projeto Vinte Quilos, a Igreja Católica, através da Pastoral Indígena apoiaram a iniciativa do consórcio. Aproximadamente 350 famílias da tribo Sateré Mawé são associadas ao CPSM. Hoje, 22 países vendem produtos da marca Nusoken. Além do Guaraná em pó, outros produtos como óleo de copaíba, andiroba, mel de abelha e urucum são comercializados e podem ser encontrado na Rua Leopoldo Neves, no prédio da gráfica João XXIII.

Dana Lopes - Equipe Alvorada












2 comentários:

  1. Parabéns Tomaz suas atitudes estão fazendo a diferença na vida dos agricultores amazonenses.Esse exemplo do Consórcio indigena tem que ser copiado e atuação da CONAB é sem dúvida a principal responsável por esse sucesso. Werner Gama

    ResponderExcluir
  2. Ess agroindustria stá vindo tarde demais,explico foi fato do tal dinosauro do Obadias e companhia pensar em si e enriquecimento do seu assessor Mauricio Fraboni o Italiano e outros, estao juntos a mais de 16 anos se beneficiando da nação satere mawe e dos produtores.A quem interessar visitem a area e a situação dos produtores...

    ResponderExcluir