domingo, 20 de maio de 2012

Eis a principal razão do AM não avançar no PRONAF

Em primeiro lugar, quero agradecer o estagiário de jornalismo da Conab, Roosevelt Junior, pela pesquisa e elaboração do mapa. Certamente, alguns ajustes ainda devem ser feitos. Estamos abertos ao recebimento de sugestões. Contudo, a minha pressa em demonstrar essa situação, visando reverter, resolvi divulgar.

O PRONAF é do produtor rural, e tem como um de seus principais objetivos, produzir alimentos.

Em nível nacional, apesar dos últimos avanços, temos um dos piores desempenhos.

O acesso ao recurso financeiro do PRONAF só é viabilizado através de bancos oficiais. No caso do AMAZONAS, só o Banco do Brasil e o Banco da Amazônia.

Pelo que tenho lido, apesar de ser o maior estado do Brasil, o Amazonas é o de menor número com agências que operam o crédito rural. Esse dado ainda não tenho oficialmente.

Aproximadamente 70% dos nossos municípios não contam com o apoio dessas instituições financeiras, portanto, fica EXTREMAMENTE difícil que esse DINHEIRO chegue ao bolso do produtor rural. A análise dos dados referente aos últimos anos demonstram, acredito, que as ações itinerantes só amenizam, mas não resolvem.

Pelo amor de DEUS, não tenho qualquer intenção de criticar a atuação do BANCO DO BRASIL e/ou BANCO DA AMAZÔNIA. Reconheço o esforço e a qualidade dos serviços prestados.

Desejo, apenas, que esses serviços, em especial o dinheiro do PRONAF, chegue ao produtor rural amazonense.

Eles merecem a presença do BASA ou BB operando o crédito rural, pois, com todo o sacrifício, preservaram 98% das florestas para o nosso planeta. 

Repito, a atuação do BB e BASA nos municípios que contam com a presença da agência é de qualidade e com muita responsabilidade. E nos outros???

Pedir ao agricultor familiar dos municípios sem agência para que procurem a agência do município mais próximo é um verdadeiro absurdo em decorrência das distâncias amazônicas.

Sei que ainda vamos falar muito nesse tema, mas, o que realmente espero é chamar a atenção das autoridades para que passem a reivindicar a maior presença oficial dessas instituições no querido AMAZONAS. Nosso produtor merece o dinheiro do PRONAF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário