domingo, 27 de maio de 2012

ADS e SEDUC debatem o PREME

Se a ausência foi observada, ratifico que a Conab não foi informada do evento. Contudo,
aproveito para reconhecer que é uma importante ferramenta de apoio ao setor rural local

A importância da qualidade dos produtos oferecidos e a regularidade na entrega dos alimentos compôs a pauta da reunião técnica realizada pela Agência de Desenvolvimento Sustentável- ADS e a Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino-Seduc com os produtores do Programa de Regionalização da Merenda Escolar-Preme. O encontro que foi realizado no auditório do Centro de Tempo Integral- Ceti, Gilberto Mestrinho, bairro Educandos, reuniu em torno de 220 fornecedores do Preme da capital e do interior.

Deram sua contribuição também ao evento, o presidente da Agência de Fomento do Estado-Afeam,Pedro Falabela,Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA)-Muni Lourenço, Presidente do Instituto de Desenvolvimento Florestal Sustentável do Amazonas- Idam, Edimar Vizolli, presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras- OCB/AM, Petrúcio Junior e a presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Amazonas- Fetag, Izete Rabelo, entre outros convidados .

O diretor de Agronegócios Agropecuários e Pesqueiros, Luis Otávio, reforçou a importância do comprometimento dos produtores com o programa, desde a colheita dos produtos, passando pela distribuição, armazenamento e até chegar ao seu destino final que é o a merenda escolar dos alunos da rede pública estadual.

“O Preme é orgulho para todos nós e só estamos conseguindo ser referência no País com este programa graças ao comprometimento de cada um. Temos uma logística totalmente complexa no estado, por isso, é preciso que os produtores estejam atento para cumprir o cronograma de entrega dos gêneros alimentícios”, afirmou.

Ampliação

O secretário da Seduc, Gedeão Amorim, anunciou ao produtores que este ano, por determinação do governador Omar Aziz, o investimento no Preme foi ampliado de R$ 16,4 para R$ 23,3 milhões de reais . “Com isso, o programa avançou no Amazonas e já atinge todos os municípios do estado”, disse. Ele relembra que antes da implantação do Preme , até cheiro verde era importado de fora, agora as escolas oferecem produtos de qualidade aos seus alunos, que são produzidos aqui no Amazonas.

Benefício

O programa conta hoje com 180 credenciados entre cooperativas, associações e agroindústrias, beneficiando em torno de 12.800 produtores em todo o estado. “Para mim é muito claro que nós temos um setor rural antes e depois do Preme. A partir do programa, nós resgatamos a confiança, a força e mostramos a capacidade do produtor rural do Amazonas. Eu não tenho dúvida que o Preme é uma das alternativas para viabilizarmos a economia do nosso estado”, destacou o presidente da Faea/Senar, Muni Lourenço.

Cardápio

O cardápio do Preme é composto hoje por 48 itens regionais, entre, banana pacova, picadinho de peixe, castanha, açaí e farinha de tapioca. O presidente da ADS, Valdelino Cavalcante, relembrou que o Preme foi uma ideia pioneira no Amazonas e que passou a ser copiado pelos outros estados, sendo inclusive, modelo para o governo federal na implantação da Lei 11.947 que determina que, no mínimo 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) deva ser investido na aquisição de produtos oriundos do pequeno agricultor ou empreendedor familiar.

“ O programa que começou timidamente em 2005 com oito itens, hoje contempla 48 e já chegou a todos os 62 municípios do estado. Dessa forma, os alunos têm acesso diariamente a um cardápio variado de frutas e outros produtos, que além de beneficiar cerca de 530 mil estudantes da rede pública, ainda geram renda a pequenos produtores do interior do Amazonas”, disse.

O Preme é uma iniciativa do Governo do Amazonas por meio de uma parceria viabilizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Produção Rural (Sepror) e Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS). A ADS faz o contato direto com os pequenos agricultores, de onde é adquirida a maioria dos itens da merenda e em seguida os repassa à Seduc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário