segunda-feira, 4 de junho de 2012

Agricultores do Amazonas vendem 520 toneladas para a CONAB‏

De acordo com o balanço apresentado pela superintendência regional da Conab/Amazonas, somente no mês de maio a Companhia investiu mais de meio milhão na agricultura familiar do estado garantindo a aquisição de 520 toneladas de produtos regionais.
Os municípios beneficiados com a ação foram: Borba, Apuí, Caapiranga, Manacapuru, Iranduba, Parintins, Presidente Figueiredo, Autazes, Coari, Humaitá, Itacoatiara, Rio Preto da Eva, Manaquiri e Tefé. Os maiores volumes de compras ocorreram em Manacapuru (110 t), Caapiranga (84 t) e Itacoatiara (81 t). Segundo o superintendente da Conab/AM, Thomaz Silva, a intervenção no mercado foi intensificada em decorrência da enchente o que viabilizou reduzir o desperdício e, ainda, alimentar famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional que estão sendo atendidas em programas sociais. Além do Programa Mesa Brasil/SESC/AM, algumas unidades prisionais e hospitais do interior também são beneficiados com a doação de alimentos regionais.
A compra foi realizada de produtores rurais que integram 16 grupos formais instalados em 14 municípios, entre associações, cooperativas e colônias. Produtos como banana, mamão, macaxeira, abóbora e pescado estão na lista dos mais comercializados.
A ação da Conab é amparada pelo PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), operado com recursos do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome), e tem como objetivo garantir preço justo ao produtor rural, reduzir o desperdício de alimentos em momentos de safra, movimentar a economia local e, ainda, alimentar os amazonenses em vulnerabilidade social.
Somente nos primeiros cinco meses do ano (jan/mai) foram comprados 1,8 mil toneladas de produtos regionais com valores pagos aos agricultores e pescadores na ordem de R$ 1,9 milhões.
Os grupos formais interessados em negociar a produção com a Conab devem procurar a superintendência do órgão, localizada no Distrito Industrial (ao lado da Suframa), a fim de receber orientação para a elaboração da proposta. Os telefones de contato são: 3182.2402/3182.2405 e 3182.2410. O e-mail é am.sureg@conab.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário