quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Estrangeiros conhecem Programa de Aquisição de Alimentos na área rural do DF


Brasília, 29 – Representantes de nove países que participam esta semana do IV Seminário Internacional: Políticas Sociais para o Desenvolvimento, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), conheceram a experiência do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em um assentamento em Planaltina, região administrativa do Distrito Federal. Eles acompanharam desde a produção dos alimentos até o recebimento deles por entidades socioassistenciais, além das ações de assistência técnica e extensão rural voltadas à agricultura familiar.

“O que mais chamou a minha atenção é que o Brasil trata o agricultor como empreendedor”, destacou o secretário da Produção Vegetal do Ministério da Agricultura, Recursos Naturais e Desenvolvimento Rural do Haiti, Fresner Dorcin, durante a visita da delegação estrangeira nessa terça-feira (28). “Isso não ocorre no Haiti. É esse modelo que gostaríamos de aplicar.”

A comitiva contou com cerca de 45 representantes dos governos de países da África, Ásia e América e Caribe. A delegação foi até a Fazenda Larga, na região de Pipiripau, em Planaltina, para conhecer o assentamento que reúne 79 associados da agricultura familiar. Desses, 60 participam do PAA, executado em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do DF.

Durante a visita, os integrantes da comitiva conheceram o agricultor Jair Francisco Pinto, que cultiva hortaliças e frutas. Ele vende parte da produção por meio do PAA e recebe assistência técnica da Emater do DF. “O PAA deve ser estendido para o mundo, porque dá segurança aos produtores que sabem onde produzir e entregar”, disse agricultor.

O grupo de estrangeiros também visitou a Casa do Candango, instituição beneficente que recebe hortaliças semanalmente para a alimentação dos idosos.

O seminário internacional reúne até esta quinta-feira (30), em Brasília, representantes de Belize, da China, de Gana, do Haiti, de Honduras, da Nigéria, do Paquistão, Suriname e da Tunísia.

Ana Nascimento/MDS
Brasília, 28/8/12 – Estrangeiros que participam de seminário internacional sobre políticas sociais para o desenvolvimento, promovido pelo MDS, conhecem propriedade rural no DF que vende para o PAA
Ana Nascimento/MDS
Brasília, 28/8/12 - Estrangeiros que participaram do Seminário Internacional: Políticas Sociais para o Desenvolvimento visitam a Casa do Candango, que recebe alimentos do PAA








Nenhum comentário:

Postar um comentário