terça-feira, 28 de agosto de 2012

IDAM incentiva meliponicultura na região do Solimões



28/08/2012 - Gecom/IdamA produção de mandioca, banana e cana-de-açúcar agora está sendo compartilhada com uma nova cultura que vem contribuindo com a melhoria de vida dos moradores da comunidade Umarizal, no município de Benjamin Constant (a 1.628 km de Manaus). Trata-se da criação de abelhas sem ferrão (meliponicultura) adotada por mais de noventa famílias de agricultores, após a implantação das políticas de incentivo do governo estadual, que vem priorizando o setor primário em todo o Estado.
Recentemente o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável, por meio da Unidade Local (Unloc), realizou na comunidade, duas Demonstrações de Métodos (D.M) sobre extração de mel e divisão de colônias, com o objetivo de capacitar os agricultores para a prática do dia a dia. A partir deste trabalho, a expectativa é que no mês de setembro seja extraído cerca de 400 litros de mel, na comunidade.



De acordo com a gerente da Unloc, Andrea Ribeiro, a ação visa desenvolver e testar novas formas e técnicas de extração de mel e divisão de colônias, além de promover novos conhecimentos. “As capacitações mostram, na prática, como deve ser extraído o mel, e orientam os agricultores sobre como proceder na questão de higiene”, disse a gerente, ressaltando a importância que deve ser dada visando atender, da melhor forma possível, o consumidor.
Vários meliponários foram implantados na comunidade, com o objetivo de garantir melhor segurança alimentar do agricultor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário