Pesquisadores do Projeto Biomas em campo / Crédito: Cadu Gomes
No segundo dia de trabalho na Amazônia, pesquisadores e professores fizeram a primeira visita técnica a fazenda Cristalina, na região de Marabá, onde serão desenvolvidos os experimentos do Projeto Biomas. “É importante para conhecermos a realidade do produtor. Não adianta elaborarmos propostas que não condizem com a realidade do campo”, explica o Dr. Gustavo Curcio, coordenador nacional do Projeto Biomas.
“Nós tínhamos duas opções e escolhemos trazer o Biomas para Marabá porque vai agregar valor para o produtor rural, solidificando ainda mais o agronegócio e alavancando a região”, afirma Dr. Austrelino Silveira Filho, Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Amazônia Oriental.
O estado do Pará, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é o 4º produtor de gado do Brasil, com um rebanho de mais de 18 milhões de bovinos. Além disso, é responsável por 95% do gado em pé que sai do país. O produtor Walter Müller é parte desta estatística. Dono da fazenda Cristalina, ele tem 1300 cabeças, mas quer diversificar o negócio. “Eu achei que a visita dos profissionais aqui foi ótima. Estou bastante entusiasmado com as ideias para conseguir integrar lavoura, pecuária e floresta.”
Walter Müller, proprietário da fazenda Cristalina, onde será feita pesquisa do Projeto Biomas Amazônia |
A multidisciplinaridade do Biomas é outro fator que chama a atenção dos participantes. O projeto é fruto da parceria entre Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), além de contar com a parceria de inúmeras universidades e instituições de pesquisa sob o patrocínio do SEBRAE, JOHN DEERE, VALE Fertilizantes e MONSANTO.
“É uma vitrine para os pesquisadores e produtores rurais. Dá a oportunidade de colocar em prática técnicas geradas por diversos grupos, de vários órgãos”, afirma o pesquisador da Embrapa Belém, Dr. Silvio Brienza. “O fato de podermos trabalhar com outras pessoas, fazer propostas e colocá-las em prática é uma coisa que motiva muito o pesquisador”, complementa o Marcelo Cavallari.
“Nós não podemos parar de produzir, mas podemos fazer com qualidade e sustentabilidade. Parece que estar em dia com a legislação, preservar e produzir são três fatores que podem sim, caminhar juntos” conclui o proprietário da fazenda Cristalina, Walter Müller.
Assessoria de Comunicação Digital da CNA
Reportagem especial de Larissa Trevisan
Crédito das fotos: Cadu Gomes
(61) 2109-1382www.canaldoprodutor.com.br
Reportagem especial de Larissa Trevisan
Crédito das fotos: Cadu Gomes
(61) 2109-1382www.canaldoprodutor.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário