População será alertada sobre sepse (infecção generalizada) Tudo pronto para o Dia Mundial da Sepse (13 de Setembro - quinta-feira). Nesse dia, 60 países se mobilizarão para conscientizar a população e profissionais de saúde sobre esse importante problema de saúde pública, que mata mais de 30 milhões de pessoas por ano em todo mundo. Só no Brasil são registrados 400 mil casos de sepse grave anualmente. Estima-se que 55% desses pacientes vão a óbito.
A Campanha é capitaneada pela Global Sepsis Alliance (GSA). No Brasil, a organização está sob o comando do Instituto Latino-Americano de Sepse (ILAS) e da AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira).
“Apesar desta alta incidência, a sepse é praticamente desconhecida do público em geral e muitos profissionais de saúde não sabem reconhecê-la. Precisamos aumentar o esclarecimento da população sobre as características da doença e sobre os sinais de gravidade da sepse que estão relacionados às disfunções orgânicas. Assim, pode-se fazer com que os pacientes acometidos por sepse procurem mais rapidamente os serviços de saúde, num momento em que as disfunções orgânicas ainda não estejam completamente estabelecidas, e isso pode fazer toda a diferença na sobrevida”, explica o Dr. Luciano Azevedo, um dos coordenadores da Campanha no Brasil e membro do ILAS.
A população será alertada através de distribuição de flyers em cinco capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre e Brasília. Na ocasião, profissionais de saúde responderão as dúvidas da comunidade.
O Dia Mundial da Sepse no Brasil Com apoio do Ministério da Saúde, o ILAS e a AMIB mobilizarão cincos cidades brasileiras para o Dia Mundial da Sepse. A população de São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre receberá o folheto explicativo “Pare a sepse, salve vidas”. O material será distribuído em locais de grande circulação por profissionais de saúde que estarão à disposição do cidadão para esclarecimentos. “A conscientização da população para o problema, assim como dos profissionais de saúde, é fundamental para essa importante luta que é a diminuição dos casos de sepse no mundo”, diz Dra. Flávia Machado, vice-presidente do ILAS. Já para os profissionais de saúde foi elaborado um cartaz para ser fixado nos hospitais e um folheto especial, que será distribuído para a equipe. “Será um grande dia para todos os profissionais de saúde, principalmente para os que lidam com pacientes graves nas mais de 2.500 UTIs em nosso país”, disse o Dr. José Mario Teles, presidente da AMIB.
DIA MUNDIAL DA SEPSE EM SÃO PAULO Terminal Rodoviário Tietê (das 7 às 14 horas) Shopping Metrô Tatuapé (das 12 às 18 horas) No local haverá um profissional de saúde para responder as dúvidas da população. www.diamundialdasepse.com.br
Informações à imprensa Plano A Comunicação Teca Pereira – teca@planoapp.com.br Fone: 11 – 5098.1111 Celulares: 11-99214.7117 / 11-99114.3724 |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário