A Cooperativa Agropecuária dos Produtores Rurais da AM-010 (Coopram) durante seis anos tem mudado a história de vida das crianças por meio da educação na comunidade Nova Aliança, localizada entre os municípios de Rio Preto da Eva e Itacoatiara, na estrada AM-010, no Amazonas. O presidente da Coopram, José Fausto Amorim, e sua esposa, Maria Luciana Amorim, preocupados com a situação educacional das crianças, deram início a um sonho que começou a ser realizado em 2005, quando instalaram uma pequena escola para alfabetizar as crianças daquela comunidade.
O projeto, unindo solidariedade e empreendedorismo, começou há sete anos com apenas oito crianças em um galpão improvisado, de madeira e com cobertura de palha. Hoje se transformou na Escola Municipal Campo Verde e atende no momento mais de 600 alunos, entre crianças, jovens e adultos, nos turnos da manhã, tarde e noite, com apoio da prefeitura do município de Itacoatiara.
“Resolvemos fazer esse trabalho voluntário porque sentimos falta de uma escola no local e, como tenho formação em Magistério, resolvi improvisar uma estrutura simples para ensinar aquelas crianças. O projeto foi crescendo e hoje fico satisfeito em ver as pessoas recebendo educação de qualidade, e a comunidade se desenvolvendo”, disse Amorim.
Os alunos hoje, além de serem privilegiados com educação de qualidade, ainda recebem como doação dos cooperados mais de cinco toneladas de alimentos por ano, que fazem parte da merenda escolar dos estudantes da comunidade produzidos pela cooperativa.
Formado em Magistério e com experiência em ministrar aulas, José Fausto Amorim conta que, com a demanda crescente de alunos no decorrer dos anos e a grande quantidade de trabalho, a Coopram foi até a Prefeitura de Itacoatiara e pediu que a Secretaria de Educação do município assumisse a escola.
“Mesmo não trabalhando na escola, eu, minha esposa e todos os cooperados apoiamos voluntariamente o trabalho e nunca deixamos de participar das atividades da escola”, comenta o presidente.
Fonte:
Coopcom - Cooperativa de Comunicação do Amazonas
Nenhum comentário:
Postar um comentário