quarta-feira, 19 de setembro de 2012

IDAM realiza cursos nas comunidades do Baixo Rio Preto


19/09/2012 - Paula VieiraCerca de 165 agricultores familiares das comunidades do Baixo Rio Preto, situada entre os municípios de Itacoatiara, Manaus e Rio Preto da Eva, foram beneficiados pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amqazonas- IDAM, com cursos de compostagem orgânica, cultura da banana, beneficiamento e melhoria da qualidade de farinha, produção de hortaliças, cultura do maracujá, piscicultura e artesanato.
Ao todo foram ministrados sete cursos, beneficiando os agricultores das comunidades de São Francisco do Caramuri, Nova Vida, Nova Esperança, Monte Sinai, Monte Horeb e Santa Luzia do Tiririca.
O principal objetivo dessas atividades foi levar conhecimento para produtores da região, sobre como utilizar as novas tecnologias da agricultura a seu favor, indo a campo demonstrar na prática o que foi explicado durante o curso.


Segundo a técnica em agropecuária do IDAM, Djaneide da Silva Lisboa, os agricultores familiares também foram orientados sobre a importância da Agroecologia (ciência que estuda a área agrícola), como utilizar os insumos da própria propriedade para compostagem orgânica de maneira sustentável.
“Das árvores ricas em potássio e nitrogênio, estão sendo aproveitados os insumos naturais para a reposição de nutrientes que as plantas necessitam para sua produção, pois a idéia é potencializar o que já existe”, frisou a técnica em agropecuária.



Para o engenheiro agrônomo Luiz Carlos Herval Filho, gerente da Unidade Local do IDAM em Manaus, os participantes do curso receberam noções sobre como cultivar a banana, fazer adubação, desfilhamento, espaçamento adequado, abertura de covas, resistência da banana, controle de pragas e doença e, o procedimento pós-colheita até chegar ao consumidor final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário