terça-feira, 18 de setembro de 2012

Modelo de programas do Governo será seguido por representantes de Roraima

 
Ascom/ADS
Representantes do Estado de Roraima, durante visita à ADS
Um grupo de sete pessoas do Sebrae e outras instituições, vindo do Estado de Roraima estão em Manaus com interesse em conhecer o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado do Amazonas, por intermédio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), órgão responsável pelo Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) e Programa de Regionalização de Móveis Escolares (Promove).
Os representantes do Sebrae-RR, Fundação Nacional do Índio (Funai-RR), Secretaria de Estado do Índio (Senai-RR), Associação dos Povos Indígenas Waiwai (APIW), estão desenvolvendo ações que visam o fortalecimento da sociobiodiversidade e pretendem levar os modelos dos programas da ADS para o Estado de Roraima.
Segundo o Presidente da ADS, Valdelino Cavalcante, são ações que precisam ser levadas a todo o Brasil, pois estão ajudando a criar oportunidades de trabalho e renda ao interior. “Os Programas proporcionam uma melhor qualidade de vida para as famílias do interior do Estado, e de forma sustentável”, destaca.
De acordo com coordenador da Funai-RR, Juvino Luiz Alba, a visita é uma maneira de aprender a metodologia usada pelo Governo do Estado do Amazonas e fazer dar certo em Roraima. “Queremos implementar esses modelos de programas com os indígenas, aumentar a produção, principalmente da castanha, que é nosso maior potencial, levando em consideração a cultura que é bem diferente”, afirmou.
Para o representante do Sebrae-RR, Ariosmar Barbosa, para levar todo esse projeto é preciso capacitar os produtores de Roraima. “Nós já desenvolvemos um trabalho no Estado, mas sabemos que precisamos avançar e é com essa troca de experiência que pretendemos alavancar a economia de Roraima. O Amazonas e o governo estão de parabéns”, enfatizou.
Na manhã de ontem, o grupo de Roraima, participou de uma palestra com os diretores da ADS, Luis Otávio e Fernando Guimarães, sobre como funciona os programas e resultados obtidos desde a sua implantação. Na manhã de hoje, eles iniciaram a visita ao município de Manicoré, para conhecer a Cooperativa Verde (Covema), eles permanecerão no Estado até o próximo dia 20.
O diretor da ADS, Luis Otávio ressalta a importância de trocar experiências e mostrar a outros estados o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado. “Estamos de portas abertas a quem quiser conhecer nossos programas e levá-los a outras regiões. É um trabalho que desenvolvemos em parceria com diversos órgãos e instituições do Governo do Estado, e que só alcançamos resultados positivos, devido essa integração”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário