domingo, 21 de outubro de 2012

Cacau capixaba recebe Indicação Geográfica


 
 
A primeira cultura de cacau do Brasil a ser reconhecida com Indicação Geográfica (IG) no Brasil fica no município de Linhares, no Espírito Santo. Aliás, é também a primeira conquista desse gênero no setor agropecuário para o Estado. A entrega oficial do reconhecimento foi durante solenidade no escritório da Gerência Regional da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) no Espírito Santo, localizado no município linharense, na semana passada. O registro de IG reconhece a reputação, o valor e a identidade própria da origem, além de distinguir os produtos em relação aos seus similares disponíveis no mercado. O processo de registro é concedido para a região e não para o produto diretamente. Assim, os produtores terão o direito exclusivo de vincular o nome da região para o produto notório após o registro. Após receber o certificado do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), órgão responsável pela concessão, o presidente da Associação dos Cacauicultores de Linhares (Acal), Maurício Buffon, disse que o reconhecimento é um marco na história do cacau capixaba. “O setor luta há vários anos por essa Indicação. São vários atores envolvidos nesse processo e hoje conseguimos concretizar um sonho. A partir de agora, é continuar o trabalho dando mais passos firmes na direção do sucesso da nossa cacauicultura”, afirmou. A Acal foi a entidade que requereu a IG e representa o setor na região.

O secretário de agricultura do Espírito Santo, Enio Bergoli, também destacou a conquista cacaueira. “Hoje deixamos de ter cacau comoddity para vender algo a mais. Agora vamos diferenciar nosso produto pela qualidade e respeito ao meio ambiente”. A opinião do secretário foi compartilhada pelo gerente da Ceplac no Estado, Elpídio Neto. “Esse documento entregue hoje vai transpor as fronteiras do Estado e ganhar o mercado mundial”, afirmou.
O evento contou ainda com a presença do presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Evair de Melo; do secretário de agricultura de Linhares, Antonio Roberte Bourguignon; além de outras lideranças regionais.
Mais informações para a imprensa:Assessoria de Comunicação Social
(61) 3218-2203
imprensa@agricultura.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário