segunda-feira, 1 de outubro de 2012

FAEA visita projeto de citricultura


 
 
A citricultura está consolidada como uma importante atividade econômica no Amazonas, ocupando uma área com 4 mil hectares , a produção se concentra nos municípios de Manaus, Rio Preto da Eva Manacapuru, Itacoatiara, Careiro e Iranduba. A atividade está em expansão, e exigindo conhecimento técnico. A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), conheceram in loco um projeto nesta quinta-feira (27), voltado para produção de laranjas. Desenvolvido na Fazenda Brejo do Matão, Km 15 da BR, 174, o projeto consiste no ‘Plantio Direto’. Segundo o produtor e presidente da Amazoncitrus, Osires Silva, o programa é uma extensão do que já se faz no Estado da Bahia, com sucesso.

Na propriedade, o plantio foi realizado no período chuvoso tempo ideal para irrigação, as covas foram preparadas e o alinhamento também. Osiris explicou que, o plantio foi realizado entre os meses de junho e agosto. “Com o Plantio Direto, ganhamos tempo, pelo menos nove meses de diferença, e supõe que na produtividade também, porque a planta não sofre agressão”, destacou alguns benefícios.

O presidente da FAEA, Muni Lourenço, declarou a importância em investir nas novas tecnologias para alavancar o setor. Durante o encontro foi pautado uma visita à Embrapa na Bahia, com a presença da FAEA e do SEBRAE. A ideia segundo Lourenço, é conhecer mais a fundo os resultados da pesquisa, o que ira ajudar o setor, fazendo da Fazenda Brejo do Matão vitrine para as demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário