quarta-feira, 17 de outubro de 2012

MDA anuncia início da operação do Pronaf Jovem por agentes financeiros oficiais

* O MDA divulga mais uma boa notícia, mas tenho dúvidas quanto ao sucesso no AMAZONAS. A pergunta é simples: Como o jovem amazonense entre 16 e 29 anos, que já tem dificuldade para acessar a DAP, vai receber o recurso do Pronaf Jovem nos municípios que NÃO tem agência do Banco do Brasil? Orientar o beneficiário a procurar a agência "mais próxima" é brincadeira num estado com a dimensão continental do AM. Fica o alerta!!! Thomaz

O Ministério do Desenvolvimento Agrário deu uma ótima notícia na 2ª Plenária Nacional da Juventude Rural: o Pronaf Jovem já poderá ser acessado nos próximos dias. O secretário da Agricultura Familiar do MDA, Valter Bianchini, durante sua saudação aos jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais, reunidos em Luziânia (GO), disse que o Banco do Brasil está pronto para operar o Pronaf Jovem, que disponibilizará recursos para a implantação, ampliação ou modernização da infraestrutura de produção e serviços nos estabelecimentos rurais.

Portanto, jovens, com idade entre 16 e 29 anos, de famílias cadastradas com uma Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), podem procurar o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais para buscar mais informações. São recursos para projetos de investimento de até R$ 15 mil/família, a juros de 1% ao ano e até 10 anos para pagamento. Estes valores são do Tesouro Nacional e serão operados também por outros agentes financeiros oficiais, como o Banco da Amazônia e Banco do Nordeste.

MAIS EXIGÊNCIAS - Além de ser de família cadastrada com uma DAP, os interessados devem atender a uma das seguintes exigências:

1) ter concluído ou estar cursando o último ano em Centros Familiares Rurais de formação por alternância ou em Escolas Técnicas Agrícolas de nível médio;

2) ter participado de curso ou estágio de formação profissional; ou,

3) ter orientação de uma instituição prestadora de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), reconhecida pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA).




Nenhum comentário:

Postar um comentário