quarta-feira, 24 de outubro de 2012

MDA promove encontro com delegados

 

Delegados federais do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) de todo o Brasil estão reunidos em Brasília, desde terça-feira (23), para debater e alinhar as ações do ministério nos estados. O encontro, que segue até quinta (25), é uma oportunidade para fazer o balanço da execução das políticas públicas, discutir e construir metas e estratégias para cada região.

Os delegados acreditam que os debates são importantes e resultarão em aplicação prática em todas as regiões. “Estou voltando muito entusiasmada deste encontro”, assinala a delegada do Amapá, Elisângela Ferreira. “As reuniões permanentes com os delegados são uma oportunidade para troca de experiências, para ver o que está e o que não está dando certo. Com essas informações, teremos melhores condições de garantir o acesso dos agricultores familiares às políticas públicas”, reitera o delegado do Piauí, Pedro Calisto.

Na pauta
Durante o encontro, a Secretaria Executiva do MDA teve oportunidade de organizar aspectos logísticos para a Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária – Brasil Rural Contemporâneo 2012. Em reunião com o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlos Guedes de Guedes, foram definidas estratégias de gestão conjunta entre as delegacias do MDA e as superintendências do Incra.

No que tange a comercialização, o evento serviu para apresentação da nova modalidade do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) - a Compra Institucional, que aumenta as oportunidades de mercado para os produtos da agricultura familiar. Além disso, foram discutidas estratégias para a ampliação da participação das cooperativas de agricultores familiares no fornecimento da alimentação escolar.

Outros pontos debatidos foram o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, a entrega de máquinas por meio do Programa de Aceleração de Crescimento, as ações do Brasil Sem Miséria para o meio rural, regularização fundiária e Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

Nenhum comentário:

Postar um comentário