domingo, 21 de outubro de 2012

Sebrae-AM e Solicred BC realizam Seminário em Benjamin Constant



 
O presidente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Petrucio de Magalhães Júnior, participou hoje, 20/10 no município de Benjanim Costant, localizado no Alto Solimões à 1.118km de Manaus do Seminário de Cooperativismo de Credito Rural, promovido pelo Sebrae/AM em parceria com a Cooperativa de Crédito Rural de Economia Solidária de Benjamin Constant (Solicred BC). O evento foi realizado no auditório da biblioteca municipal do município. O objetivo do evento é levar informações através de palestras ministradas por representantes de vários segmentos da economia do estado aos cooperados sobre linhas de financiamentos disponibilizadas por intermédio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) em parceria com o Banco do Brasil.


A primeira palestra do dia foi ministrada pelo Gerente da Unidade de Orientação a Serviços Financeiros do Sebrae/AM, Wilson Rocha, que abordou o tema: “O histórico de intervenções e apoio do Sebrae/AM à Cooperativa Solicred BC”.

Em seguida, Petrucio Magalhães Junior, falou da atuação do Sistema OCB/Sescoop-AM e da representação política e de apoio ao cooperativismo no Estado do Amazonas. Petrucio ressaltou a importância das parcerias das instituições e afirmou que a causa cooperativista deve sempre estar à frente de posições ideológicas divergentes. Ele defendeu a valorização das lideranças cooperativistas e das instituições para os encaminhamentos das demandas de forma organizada e legitima aos poderes constituídos.

Petrucio parabenizou o Sebrae/AM pelo trabalho desenvolvido no município e afirmou que a semente foi bem plantada. “Saio feliz de Benjamin Constant por tudo que vi e ouvi aqui, com a convicção de que o cooperativismo vai prosperar no Alto Solimões" finalizou.
O terceiro palestrante foi o presidente do Sistema Cresol Capanema/Unicafes-PR, Paulo de Souza,que falou sobre as experiências das cooperativas de crédito na agricultura familiar da economia solidária e citou os números das Carteiras de repasse do Pronaf que somaram este ano mais de 500 milhões de reais, contemplados em cerca de 25 mil contratos entre custeio e investimento para os agricultores familiares do estado do Paraná e Santa Catarina.
Paulo de Souza destacou ainda as parcerias do Sistema Cresol com programas de habitação, junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), para financiar casas decente para os agricultores cooperados.
"Os bancos sempre financiaram casas para aves, suínos, peixes e gado, só não financiavam até o momento casas para os agricultores. O programa garantiu agora linhas especiais de créditos para financiar moradias aos cooperados", garantiu.
Quem encerrou o ciclo de palestras foi o presidente da Solicred BC, Elis Afrânio, que pontuou o trabalho e as ações da cooperativa nesses primeiros anos de existência.
Afrânio falou dos desafios e das oportunidades para operar linhas de crédito do Pronaf com a parceira do Banco do Brasil e disse que a cooperativa já iniciou pequenas operações de créditos junto aos seus 191 cooperados, utilizando os recursos próprios do capital social.
“Esperamos conseguir operar o crédito do Pronaf para termos a possibilidade de alavancar a nossa cooperativa e para isso, contamos com o apoio de todos os parceiros, principalmente do Idam que é o órgão de assistência técnica e extensão rural”, finalizou.
No encerramento do evento, foi novamente composta a mesa de trabalho com todos os palestrantes para as suas considerações finais e debates.

Fonte: Sistema OCB/Sescoop-AM

Texto: Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário