sábado, 22 de dezembro de 2012

IBGE destaca a importância da Extensão Rural no Brasil

21/12/2012 - Gecom

Uma pesquisa realizada pelo Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, mostrou a importância da Extensão Rural no Brasil. E revelou um ponto que merece ser destacado: Agricultores familiares que não recebem assistência técnica e extensão rural tem renda média de R$ 700, 00; e os que recebem com frequência tem renda de R$ 2.139,00. O fato chamou atenção dos governantes e comprova a importância do trabalho do extensionista rural para o Brasil.
De acordo com o diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural – Dater do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, Argileu Martins, o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), ao longo dos anos, tem contribuido significativamente para o desenvolvimento da agricultura familiar. Esse serviço que é levado ao homem do campo por intermédio do extensionista, proporciona aos agricultores melhores condições de vida, acesso as políticas públicas voltadas para o setor primário e a oportunidade de trabalhar com as novas tecnologias da agricultura, que facilitam a atividade do homem no campo.


“Falar de extensão rural é falar também desse profissional que é o extensionista, o responsável em levar a educação ao homem do campo, permitindo que milhares de famílias acessem de forma qualificada as políticas públicas de desenvolvimento rural e por disponibilizar tecnologias e informações aos agricultores e assentados da reforma agrária”, complementou o Secretário da Agricultura Familiar, Valter Biachini.


Para o Ministro de Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, é preciso e de fundamental importância o destaque para o extensionista, pois é o profissional que vai ao campo, conhece a realidade da agricultura familiar brasileira, contribui de maneira fundamental e estratégica para que este segmento produtivo cumpra seu papel de garantir a segurança alimentar e nutricional do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário