quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Preços do frango atingem em dezembro maior patamar do ano, aponta Cepea

Asgav/divulgação

Foto: Asgav/divulgação
Preços do frango alcançaram o maior patamar do ano em dezembro
Os preços do frango chegaram ao maior patamar do ano em dezembro. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o quilo está sendo comercializado a R$ 3,00, contra R$ 2,18 registrados no mesmo período do ano passado, reflexo da alta dos custos e da queda de produção em função da crise que prejudicou o setor em 2012.

— O preço do frango vivo tem atingido os maiores patamares da série histórica do Cepea nas últimas semanas, isto em decorrência do alto custo de produção devido a valorização do farelo de soja e milho ao longo de 2012, o que levou a redução do alojamento de pintainhos no meio do ano. Isto fez com que a oferta do frango vivo diminuísse nos últimos meses, o que elevou o preço do frango vivo e observamos também o repasse para carne, cortes e miúdos de frango — afirma o analista do Cepea, Araújo Sandrone.

Mesmo com a recuperação, o valor ainda é insuficiente para recuperar o que foi perdido.

— Apesar do aumento do preço do frango vivo, os custos também aumentaram e a rentabilidade do produtor esteve balanceada. Nesta parcial de dezembro o poder de compra do produtor aumentou um pouco, tanto frente ao milho, quanto ao farelo, mas a atividade ao longo do ano esteve com bastante prejuízo em relação ao custo de produção — ressalta Sandrone.

— A perspectiva para 2013 é que seja um ano bom. Agora que ninguém faça nenhuma besteira de querer aumentar a produção, embora isto seja quase impossível em função da redução do plantel de matrizes que teve. Quanto à questão de custo, a gente tem que esperar um pouco para ver como vai ficar este mercado de milho e soja, mas ainda vai ser um ano de custo alto, então seria bom se os preços do frango continuassem altos — diz o criador Carlos Rossi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário