sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Sistema OCB/Sescoop-AM participa de homenagem na ALEAM

Foto por: Priscilla Torres/Coopcom

Deputados, cooperativistas e representantes do setor primário participaram da homenagem
Sistema OCB/Sescoop-AM participa de homenagem na ALEAM


“Vocês são realizadores de sonhos. Vocês são quem dão o diagnóstico da produção rural”. Com essa declaração o presidente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Petrucio Magalhães Junior iniciou o seu discurso, ontem, dia 6 de dezembro ao participar de Sessão Especial proposta pelo deputado Marco Antônio Chico Preto (PSB), presidida pelo deputado Abdala Fraxer e Sinésio Campos em comemoração ao Dia do Extensionista Rural do Amazonas no plenário Ruy Araújo da ALEAM (Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas).

Petrucio declarou que esse dia é de fundamental importância para as cooperativas agropecuárias, que recebem assistência técnica pública e gratuita fornecida pelo Governo do Estado. Ele disse ainda que, o momento é de agradecer a esses nobres profissionais do campo que labutam diariamente, levando conhecimento técnico e tendo que, muitas vezes fazer o papel de psicólogo dos produtores, ouvindo suas reivindicações e os seus anseios.

“Como representante do cooperativismo, e engenheiro agrônomo que sou, com formação aqui no estado, não poderia deixar de prestar essa homenagem em nome de todas as cooperativas agropecuárias do Amazonas a esses trabalhadores”, disse o presidente.

Para o deputado Marco Antônio Chico Preto, autor da Sessão Especial, essa homenagem nada mais é do que, fazer justiça pela primeira na história do poder legislativo do Amazonas a esses profissionais que trabalham de forma incansável para desenvolver a produção no campo.

O deputado disse ainda que é um orgulho muito grande poder resgatar um pouco da história desses profissionais que com corpo, alma e coração dão vida a produção rural no Estado do Amazonas. “O recurso é importante, mais esse recurso sem a presença, o carinho e a dedicação de um homem e de uma mulher lá na “ponta”, mesmo só não se sustenta, então, são esses profissionais que hoje prestamos esta justa homenagem que alavancam e desenvolvem um trabalho com muito amor e dedicação para o orgulho de todos nós”, disse o deputado.

O presidente da FAEA (Federação da Agricultura do Estado do Amazonas) Muni Lourenço declarou que a extensão rural, merece da parte da representação patronal da produção, a admiração e o respeito pela grande obra e contribuição que vem dando ao desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental para o Estado do Amazonas. Ele disse ainda que, reconhecesse o sacerdócio que é realizado por esses homens e mulheres, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, médicos veterinários engenheiros florestais, engenheiros de pesca que formam á categoria dos Extensionistas Rurais.

“Eu não tenho dúvida que os mais de trezentos profissionais que hoje estão nas fileiras do IDAM, se espelham com muito orgulho na carreira exemplar de dedicação ao setor primário do Estado do Amazonas”, disse Muni.

O diretor presidente do IDAM (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas) Edimar Vizolli em seu discurso, ressaltou o trabalho e a dedicação dos Extensionistas Rurais e acrescentou que o verdadeiro extensionista é aquele “camarada” amigo que vai à casa do agricultor, toma café com ele na cozinha, compartilha seus anseios, conhecimentos, alegrias e tristeza, além de levar a tecnologia e o saber ao produtor rural.

Vizolli parabenizou os profissionais pelo seu dia e afirmou ainda que eles são os representantes dos governos federal, estadual e municipal nas comunidades distantes da capital e que se comove com a situação dos trabalhadores do campo e as vezes faz coisas impossíveis para melhorar a qualidade de vida das famílias no interior. “Temos muito que agradecer aquele extensionista rural que gosta de realizar e ousar para melhorar a produção e a qualidade de vida no campo”, finalizou Vizolli.

Receberam os Certificados de honra ao Mérito pelos trabalhos desenvolvidos das mãos de cooperativista, representantes do setor primário, políticos e autoridades os extensionistas Rurais: Paulo Iemini de Menezes, Romeu Nogueira, Edimar Vizolli, Wanderley Hollanda Cavalcante e João Almeida de Oliveira.

Fonte: Sistema OCB/Sescoop-AM

Texto: Eliezer Favacho/Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário