quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Educação a distância


Quinta, 31 Janeiro 2013 15:23 Última modificação em Quinta, 31 Janeiro 2013 15:28|

Educação a distância

    Paula Piccin
    Sem distinção: agricultoras familiares também recebem treinamento
    Sem distinção: agricultoras familiares também recebem treinamento
    Agricultores familiares receberão treinamento na área ambiental e conhecerão experiências que deram certo

    TINNA OLIVEIRA

    O Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (PEAAF) realizará, este ano, dois cursos de educação a distância, complementados por aulas presenciais. “A expectativa é que os cursos sejam espaços de diálogo com lideranças locais e regionais da agricultura familiar, interessadas em tornar mais sustentável a produção rural, por meio da agroecologia, da regularização e recuperação ambiental e, sobretudo, das soluções que as comunidades rurais estão encontrando”, explica o diretor do Departamento de Educação Ambiental (DEA), da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC) do Ministério do Meio Ambiente, Nilo Diniz. 

    Os cursos fazem parte do projeto de cooperação técnica firmado com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). O primeiro curso tratará da formação de agentes populares em Educação Ambiental para a Agricultura Familiar. Neste módulo, serão capacitados agricultores, jovens do meio rural e lideranças comunitárias para refletir sobre os conflitos socioambientais de sua comunidade, com objetivo de sensibilizá-los e mobilizá-los para a resolução destes problemas.

    OBJETIVOS


    O segundo curso focará a formação de educadores ambientais para a agricultura familiar. A meta é trabalhar com representantes de organizações da sociedade civil, líderes sindicais, extensionistas, profissionais de ensino e gestores públicos para desenvolverem processos educativos, críticos e participativos, promovendo o diálogo sobre educação ambiental no contexto da agricultura familiar, com o foco de contribuir com o desenvolvimento rural sustentável.

    O objetivo do programa é desenvolver ações educativas, buscando a construção coletiva de estratégias para o enfrentamento da problemática socioambiental rural. A execução do PEAAF acontece por meio de instituições governamentais e não governamentais ligadas ao tema, com o intuito de adotar práticas sustentáveis na agricultura familiar e no manejo dos territórios rurais, numa dinâmica de corresponsabilidade.
    BALANÇO

    “O ano de 2012 foi importante para consolidação do programa com oficinas nacionais, em parceria com a Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável, com o governo da Bahia e também com a realização do seminário nacional sobre Boas Práticas em Educação Ambiental na Agricultura Familiar”, destaca Diniz. Em maio do ano passado, foi publicada a portaria 169 que instituiu oficialmente, no âmbito da Política Nacional de Educação Ambiental, o Programa de Educação Ambiental na Agricultura Familiar (PEAAF). 

    O ano passado também ficou marcado pelo lançamento do livro “Boas Práticas em Educação Ambiental na Agricultura Familiar”, que proporcionou a reunião de experiências brasileiras na temática. O lançamento da publicação teve como objetivo iniciar um banco de dados de experiências de educação ambiental com a agricultura familiar que inspiram a produção e o aperfeiçoamento de ações semelhantes, além de apoiar a reflexão sobre métodos, temáticas e conteúdos para oficinas, publicações e cursos presenciais e a distância, procurando atender à demanda socioambiental do meio rural.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário