terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Unidade Local de São Paulo de Olivença realiza Demonstração de Método



25/01/2013 - Paula Vieira
Agricultores familiares das comunidades indígenas do município de São Paulo de Olivença (a 985 km de Manaus) participaram de uma Demonstração de Método (DM) de Adubação em cobertura à base de nitrogênio (N) e potássio (K) no cultivo de banana, realizada na terça-feira (22), pela Unidade Local do IDAM.
O objetivo da DM, foi demonstrar aos agricultores indígenas a prática do manejo correto de adubação em cobertura, bem como, incentivá-los a utilizar as técnicas adequadas, para que seja possível obter uma produção de qualidade.
O técnico, Ilcinei da Silva Fernandes e a engenheira agrônoma, Ana Cristina Souza da Silva, ambos da Unidade Local do IDAM, explanaram as técnicas de manejo, mostrando na prática como é feita a adubação à base de sulfato de amônia e cloreto de potássio, tendo em vista que o nitrogênio (N) é um nutriente muito importante para o crescimento vegetativo da planta, e o potássio (K) é considerado o nutriente mais importante para a produção de qualidade dos frutos.
Segundo o técnico, Ilcinei Fernandes, na adubação foram utilizados 150g de sulfato de amônia e 270g de cloreto de potássio. A segunda aplicação em cobertura deve ser realizada em torno do 4º mês, após o plantio.
“As adubações via solo, em cobertura, foram feitas em círculo, numa faixa de 10 a 20 cm de largura, com uma distância de 50 cm da muda, que aumenta de acordo com a idade da planta”, pontuou a engenheira agrônoma, Ana Cristina Silva.
Para o gerente da Unidade local do IDAM, Paulo Cesar Ferreira da Silva, realizar atividades como essa, tem grande importância para os agricultores do município, pois as orientações repassadas pelos técnicos, contribuem significativamente para o fortalecimento da agricultura familiar e consequentemente para o desenvolvimento da economia local.

Demonstração de Método- É uma atividade que propicia a utilização de uma técnica conhecida e comprovada, de forma objetiva e clara, pelo demonstrador, a uma pessoa ou a um grupo de pessoas que possua interesses comuns, com a finalidade de desenvolver destrezas e habilidades, uma vez que seu princípio básico é aprender a fazer fazendo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário