quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Embrapa esclarece pleito de leitor do "Thomaz Rural" sobre o cultivo de açaí e cupuaçu

Prezado Sr. Willame, 

Agradecemos seu interesse no trabalho de pesquisa da Embrapa Amazônia Ocidental, localizada em Manaus, AM. Nossa missão é viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura na Amazônia, em benefício da sociedade.

SOLICITAÇÕES RECEBIDAS:

willame alves de oliveira13 de agosto de 2017 09:01
Bom dia ,gostaria de saber se as sementes de açai brs-pará já vem pré germinada e se as sementas de cupuaçu com quanto tempo começa a frutificação,desde já agradeço.

willame alves de oliveira13 de agosto de 2017 09:05
sou um pequeno agicultor familiare, comecei a plantar 300 pés de açai brs´pará,consorciado com banana e gostaria de receber informações de manejo das referidas culturase comprar sementes das culturas mencionadas ,desde já agradeço.

Conversamos com o pesquisador Edson Barcelos sobre suas solicitações. Por favor, veja abaixo as orientações dele:


Geralmente as sementes de açaí já chegam germinadas, dependendo do tempo entre o despacho e o recebimento das mesmas pelo agricultor. 
O cupuaçu, partindo de uma muda bem formada, já estará iniciando a produção no terceiro ano, sendo que as mudas enxertadas produzem mais cedo e as mudas de sementes produzem um pouco mais tarde. 

Em relação ao açaí, sugerimos que o senhor acesse o conteúdo dos links abaixo, para conhecer melhor a cultura:

Entre em contato com a empresa Amazonflora, sediada no Pará, que é licenciada para produzir e comercializar sementes do Açaí BRS Pará. Seguem os dados:

Amazonflora
Rodovia BR 316, KM 15, Marituba, PA
Telefones: (91) 3236-1680 / 3256-3144
E-mail: amazonflora@amazonflora.com.br
Contato: Sr. Antônio Pantoja

Em relação ao cupuaçu, informamos que a Embrapa possui a cultivar BRS Carimbó e as cultivares BRS 297, BRS 298, BRS 299, BRS 311 e BRS 312 resistentes à vassoura de bruxa, para comercializar. 

A BRS Carimbó é comercializada por sementes. A Unidade da Embrapa responsável pela comercialização dessas sementes de cupuaçu é a Embrapa Amazônia Oriental, localizada em Belém, PA.

Caso o senhor tenha interesse, por favor, entre em contato com a equipe do Posto de Vendas da Embrapa Amazônia Oriental. Por favor, veja os dados para contato:

Embrapa Amazônia Oriental
Travessa Dr. Enéas Pinheiro, s/n°, Bairro Marco
CEP: 66095-903
Caixa postal 48
Belém, PA
Telefones: (91) 3204-1044 / 3204-1000 / 3276-9845 / 3204 1192 / 3204-1014
E-mail: cpatu.venda@embrapa.br

Até onde sabemos, sempre há uma grande demanda e nem sempre a Embrapa Amazônia Oriental tem produção suficiente para atender a todos os interessados. Por isso, muitas vezes, trabalha com lista de espera. Caso não haja disponibilidade, a Embrapa anota os seus dados, o seu pedido e avisa quando houver sementes.

Aqui na Embrapa Amazônia Ocidental, em Manaus, temos o Escritório da Amazônia, ligado à Embrapa Produtos e Mercado, que comercializa hastes das cultivares BRS 297, BRS 298, BRS 299, BRS 311 e BRS 312 para produção de mudas através de enxertia. No entanto, é necessário que o senhor já possua as mudas porta-enxertos, que são produzidas a partir de sementes comuns, de qualquer cupuaçu. As hastes são comercializadas em conjunto de 5 (cinco), sendo sempre uma haste de cada cultivar com duas gemas cada haste. Cada haste custa R$ 0,50 (cinquenta centavos), totalizando R$ 2,50 (dois reais e cinquenta centavos) por conjunto. 

Para que a equipe do Escritório da Amazônia possa efetuar a venda, é necessário que o senhor informe quantas hastes irá precisar para que seja verificada a disponibilidade. Havendo material disponível, os atendentes entrarão em contato com o senhor para informar a forma de pagamento e acertar a data para a retirada do referido material na Embrapa ou a melhor forma de envio.

É importante o senhor saber que por recomendação técnica, as hastes só são comercializadas a partir do início da estação de chuvas na região (a partir de novembro).

Caso tenha interesse em obter as hastes, por favor, entre em contato com a equipe do Escritório da Amazônia: (92) 3303-7886.

Para obter mais informações sobre a cultura do cupuaçu, recomendamos a leitura do conteúdo dos links abaixo:



Recomendamos também que veja o vídeo que foi produzido pela Embrapa Amazônia Oriental e que está disponível na internet pelo link abaixo:


Resumo do vídeo: 
A substituição de copa do cupuaçuzeiro é um método alternativo para controle da vassoura-de-bruxa desenvolvido pela Embrapa Amazônia Oriental. Essa doença debilita a planta e faz os frutos caírem, o que pode tornar a produção antieconômica.
A tecnologia consiste na poda do pé de cupuaçu afetado pela vassoura-de-bruxa e enxertia de clones resistente à doença nos ramos que a planta vier a emitir. São aconselhadas de duas a três enxertias, para garantir que ao menos uma vá ter sucesso. Os clones recomendados são: Coari, Codajás, Manacapuru e Belém.
Após as enxertias, gradualmente a copa original do cupuaçuzeiro é eliminada para que todo o sistema radicular da planta adulta trabalhe em função da brotação recém emitida do enxerto.

Lembramos que é necessário ser acompanhado por profissionais da área de agronomia, que poderão orientá-lo em cada etapa do seu projeto. 

No Amazonas, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), com escritório em Manaus (92 2123-0080 / 2123-0050) é o órgão que pode lhe orientar nessa área e informá-lo onde adquirir mudas e sementes de qualidade. 

Outra opção é contratar consultoria particular, via Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Amazonas (http://www.aeaea.org.br) ou Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (CREA-AM / https://www.crea-am.org.br/src/site).

Como empresa ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), recomendamos que as pessoas interessadas em sementes e mudas, entrem sempre em contato com viveiristas credenciados junto ao Mapa, para adquirir as mudas e sementes de que necessitam. Dessa forma, acreditamos que poderão obter material com qualidade de origem e garantia fitossanitária, o que aumentará a probabilidade de êxito em seus empreendimentos.

Sempre que quiser adquirir mudas de qualquer espécie, sugerimos que entre em contato com o representante do Mapa no Amazonas:

Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Amazonas (SFA-AM):
Rua Maceió, 460, Adrianópolis, Manaus, AM
CEP: 69057-010
Telefone: (92) 4009-3801
gab-am@agricultura.gov.br

Esperamos que tenha êxito em seu trabalho e em seus empreendimentos.

Ficamos à disposição para qualquer esclarecimento.

Sempre que quiser entrar em contato com a Embrapa, pedimos, por gentileza, que a solicitação seja feita por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

O acesso é pela internet no portal Embrapa:  www.embrapa.br  na parte central superior da tela, onde está escrito Fale Conosco.

Após um rápido cadastro o senhor pode solicitar as informações que necessitar.

O senhor também pode acessar diretamente por aqui: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Grata pela atenção.


-- 
Adriana Barbosa de Souza Ribeiro, Relações Públicas
Supervisora do Núcleo de Comunicação Organizacional
Embrapa Amazônia Ocidental
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Manaus/AM

adriana.ribeiro@embrapa.br
Telefone: +55 (92) 3303-7860  |  Fax: +55 (92) 3303-7820
http://www.embrapa.br/amazonia-ocidental | fb.com/embrapa | twitter.com/embrapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário