sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Idam realiza DM sobre alimentação artificial para criação de abelhas sem ferrão


 Idam realiza DM sobre alimentação artificial para criação de abelhas sem ferrão
Alimentação artificial para abelhas sem ferrão.
Alimentação artificial para abelhas sem ferrão.

01/02/2013 - Paula Vieira

A criação de abelhas sem ferrão é uma atividade que vem sendo bastante difundida no Amazonas. E o governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), tem incentivado a prática da meliponicultura (atividade de criação racional de abelhas sem ferrão) entre os agricultores familiares. Em Benjamin Constant (a 1.121 km de Manaus) foi realizado no último dia 29, terça-feira, uma Demonstração de Método (DM) de alimentação artificial de subsistência no meliponário, na Unidade Demonstrativa (UD) localizada na estrada Perimetral Norte, km 02, de propriedade do meliponicultor, Francisco Magalhães da Costa.

“A alimentação artificial é uma prática já programada no cronograma da UD e contribui para o fortalecimento das colônias de abelhas, que deve ser utilizada antes da florada para propiciar maior produção de mel, e é indicada ou recomendada apenas em época de escassez de néctar e pólen, ou seja, carboidrato e proteína, em período longo de chuvas, ou quando há divisão de colônias”, explicou o técnico em agropecuária do IDAM e responsável pela meliponicultura, Denis Almeida de Lima.
Segundo ele, a ideia é incentivar agricultores familiares que já trabalham ou que desejam iniciar a atividade, a aderir essa técnica, visto que, a alimentação artificial de abelhas sem ferrão garante um ganho de mais de 100% na produção, permitindo que os enxames cheguem populosos na florada.  
Além disso, a técnica possui baixo custo. “Ao analisarmos o valor do produto final e relacionarmos com o valor do alimento artificial, podemos observar o ganho que representa essa técnica”, destacou Lima. 



Meliponários em Benjamin Constant.
Meliponários em Benjamin Constant.
De acordo com dados da Unidade Local do IDAM, cerca de 90 famílias trabalham com a meliponicultura no município, sendo que algumas dessas famílias já aderiram à técnica, e o resultado foi animador, onde se constatou a menor perda de enxames em épocas críticas de florada.
Vale destacar que a Equipe técnica do IDAM no município, trabalha com uma ficha de revisão dos meliponários, permitindo com que o meliponicultor demonstrador recupere todas as informações sobre suas colméias. 

Demonstração de método - É uma atividade que propicia a utilização de uma técnica conhecida e comprovada, de forma objetiva e clara, pelo demonstrador, a uma pessoa ou a um grupo de pessoas que possua interesses comuns, com a finalidade de desenvolver destrezas e habilidades, uma vez que, seu princípio básico é aprender a fazer fazendo.
Unidade Demonstrativa - É um método planejado, envolvendo a demonstração de uma técnica ou um conjunto de técnicas já comprovadas para a região, que são empregadas ou utilizadas por um produtor-demonstrador, sob orientação e controle técnico, com a finalidade de criar um exemplo vivo na comunidade, para posterior adoção pelos demais produtores. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário