segunda-feira, 8 de abril de 2013

Manicoré: IDAM e BNDES se reúnem para discutir a implantação de agroindústria


05/04 ›› Manicoré: IDAM e BNDES se reúnem para discutir a implantação de agroindústria

05/04/2013 - Paula Vieira

Representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), estiveram reunidos na semana passada, para tratar de assuntos relacionados ao financiamento de uma agroindústria de médio porte para a Cooperativa dos Produtores Agroextrativistas dos Recursos Naturais do município de Manicoré (a 332 km de Manaus).  
De acordo com o gerente da Unidade Local do IDAM, Cleudo Oliveira, o projeto da agroindústria encontra-se em tramitação desde o ano passado, aguardando somente o aval dos técnicos do BNDES.
Oliveira explicou, como é realizado o serviço de Assistencia Técnica e Extensão Rural (ATER) desenvolvido pelo IDAM na região, e ressaltou os benefícios socioeconômicos que o empreendimento trará para o município como, por exemplo, o impulso na fruticultura amazônica, especialmente no beneficiamento de frutos como o açaí e o cupuaçu.


Representantes do BNDES parabenizaram o trabalho da Unidade Local, e solicitaram cópia do Plano Operativo, para análise mais detalhada dos dados de produção do município. Vale destacar, que em Manicoré, agricultores trabalham com diversos produtos da agricultura familiar como, a banana, mandioca, açaí, cacau e melancia, além de produtos oriundos do extrativismo como a castanha e a borracha.  



"Agora o desafio é investir novas tecnologias no cultivo do açaí em terra firme. E trabalhar para obter uma produção de melancia durante o ano inteiro, além de incentivar também a produção de novas culturas, como o abacaxi e o maracujá", finalizou o gerente. 
Participaram do evento, a Secretaria de Produção e Abastecimento do município e o Banco do Brasil, provável financiador do empreendimento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário