08/04/2013 - Paula Vieira
A Unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) em São Paulo de Olivença (a 985 km de Manaus), realizou no último dia 30, uma Demonstração de Método (DM) sobre vacinação contra Newcastle para avicultura de postura, na propriedade do produtor, Marcos Teixeira Arevalo. O objetivo foi prevenir e reforçar a imunidade das aves.
A atividade foi conduzida pelo técnico do IDAM, Ilcinei da Silva Fernandes, que explicou como vacinar as aves contra a doença. “A vacinação pode ser realizada, por meio da via ocular ou nasal”, orientou.
Na DM o método de vacinação utilizado foi via ocular. A vacina é apresentada em 30 ml e aplicada em gotas de 0,3 ml no globo ocular, sendo necessário o auxilio de um conta gotas. Fernandes destacou, que a vacina depois de reconstituída deve ser aplicada imediatamente, uma vez que dentro de pouco tempo, ela perde sua capacidade de imunização.
Para o produtor, Marcos Teixeira Arevalo, vacinar as aves contra newcastle é de suma importância, visto que, depois de constatada a doença pouco se pode fazer para amenizar a situação.
Conforme o gerente da Unidade Local do IDAM, Paulo Cesar Ferreira da Silva, a prática realizada é viável para o controle da sanidade das aves, além de incentivar outros produtores de frango a imunizar suas criações.
É importante ressaltar, que o ótimo resultado da vacina depende de sua conservação, transporte, manejo e o modo em que será administrada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário