terça-feira, 23 de abril de 2013

Audiência Publica discute o Programa Luz Par Todos no Amazonas


Por: Kennedy Lira

O programa Luz Para Todos teve inicio  no estado do Amazonas, em 2003, no primeiro governo do presidente Luis Inacio Lula da Silva. A coordenação do Comitê Gestor do Programa esta a cargo do engenheiro eletricista, Robson de Bastos, que ao longo dos anos vem desenvolvendo o PLPT de forma democrática e com transparência, com a participação da sociedade civil organizada, procurando sempre manter a comunidade amazonense informada a respeito das ações dos programas de obras executados pela concessionária Amazonas Distribuidora de Energia.

Desde o inicio do programa no ano de 2003 até o mês de março de 2013 foram efetuadas 85 mil ligações, beneficiando um universo de 500 mil pessoas nos 62 municípios do estado.

Foram executas obras em 2404 comunidades, construídos 13.400 quilômetros de rede elétrica, implantados 164.893 postes, instalados 37.304 transformadores.

O custo total de execução de obras esta em torno de 640 milhões de Reais.

O programa tem a previsão de atender mais 13.095 domicílios no ano de 2013 e 15 mil no ano de 2014, ano em que se pretende encerrar o PLPT.

A comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas e Energia, presidida pelo Deputado Sinésio Campos tem acompanhado o desenvolvimento do programa e requerido ações efetivas para que todos os comunitários tenham acesso ao uso da energia 24 horas por dia.

O deputado Estadual Sinésio Campos realizou uma Audiência Publica que serviu para atualizar as informações a respeito do Programa Luz Para Todos no Amazonas, presentes ao evento o Coordenador regional do programa Henrique Luduvicci, Ricardo Valadares, Gerente do macro Processo das Empresas do Programa Luz Para Todos, Rogerio Ronconi, gerente operacional do PLPT, Radi Gomes Oliveira Diretor de Operações da Eletrobrás Amazonas Energia para o interior do estado além de prefeitos e representantes municipais, que participaram ativamente fazendo perguntas e indagações. Henrique Luduvicci adiantou que o programa foi prorrogado e só terá fim quando todos os domicílios que ainda não tenham energia elétrica forem atendidos. Sinésio cobrou um atendimento mais eficaz para as comunidades interioranas, que ainda sofrem com interrupções momentâneas, e que essa manutenção possa ocorrer o quanto antes, evitando que comunidades fiquem sem energia por horas indefinidas. Ricardo Valadares falou a respeito de números de que foram investidos até o momento mais de 670 milhões de Reais, somente no Amazonas, e de que mais de 2 mil obras realizadas, com 84.900 domicílios ligados, 12. 855 Quilômetros de rede, 164.893 postes instalados, mostrando que os investimentos só irão crescer no Amazonas nos próximos anos.

 

Por sua vez o coordenador estadual do PLPT Robson de Bastos afirmou que a coordenação esta recolhendo demandas que ainda não foram entregues, e que aquelas comunidades que ainda não foram beneficiadas pelo Luz Para Todos podem entregar as demandas na própria coordenação para que o atendimento possa ocorrer o mais rápido possível.

O diretor Radi Oliveira esclareceu que a manutenção das linhas de transmissão é um trabalho difícil tão qual a instalação das redes de transmissão, pois as dificuldades são as mesmas, e que depois de instalada a rede elétrica cabe a concessionaria cuidar da manutenção e aprimoramento dos serviços, e que as cobranças devem ser feitas diretamente nos escritórios da Eletrobrás Amazonas Energia, e que o cuidado com as comunidades rurais é prioridade e que nenhum município pode ficar sem energia elétrica por mais de 24 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário