terça-feira, 23 de abril de 2013

Idam realiza D.M em comunidade indígena


23/04/2013 - Núbia Pereira
O governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), aposta nos métodos de extensão rural no Estado e no interior. Recentemente, uma ação desenvolvida pela Unidade Local (Unloc) do Idam/Tabatinga permitiu a realização de uma Demonstração de Métodos (D.M) sobre preparos de sementeira, canteiros e covas para implantação da horticultura (coentro, cebolinha, couve, repolho, pimenta cherosa, e pepino), para os agricultores familiares da comunidade indígena Luis Ferreira, da etnia Kokama.
A metodologia foi repassada pela extensionista rural da Unloc, Andrea Ribeiro, com o auxílio do secretário de produção rural do município, Jânio Amorim. O objetivo foi permitir que os agricultores indígenas tivessem acesso às novas tecnologias e garantindo uma nova geração de renda.
Segundo o gerente do Idam, Reginaldo Lima, a parceria existente entre a Prefeitura (Secretaria Municipal de Produção Rural) e o governo do Estado (Idam), tem contribuído, de forma positiva, para o desenvolvimento do setor primário do município.
Conforme o gerente, a atividade visa melhorar os trabalhos e consequentemente, a qualidade de vida dos agricultores.




O Presidente da Associação Indígena, José Ferreira, disse que a presença dos técnicos do Idam é muito importante, porque as informações e a prática transmitida nestas metodologias, passavam despercebidas entre os agricultores. Os participantes estão animados para multiplicar os conhecimentos e garantir o uso sustentável da terra.


Demonstração de Método - Propicia a utilização de uma técnica conhecida e comprovada, de forma objetiva e clara, pelo demonstrador, a uma pessoa ou a um grupo de pessoas que possua interesses comuns, com a finalidade de desenvolver destrezas e habilidades, uma vez que seu princípio básico é aprender a “fazer fazendo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário