Mais de 700 pessoas serão beneficiadas com mutirão de documentação,no interior do Amazonas
Trabalhadoras rurais que habitam as regiões mais distantes do País terão a oportunidade de ter acesso ao primeiro documento de identificação de suas vidas. É o caso de três comunidades de assentamentos do município de Autazes, situado no interior do Amazonas, a 113 quilômetros de Manaus. Desta terça-feira (9) até o próximo sábado (13), mais de 700 camponesas serão beneficiadas com mutirões de documentação realizados pela Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no estado (DFDA-AM).
O cálculo da abrangência da ação é da coordenadora do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) no Amazonas, Iranildes Motta. Entusiasmada com o trabalho, que na sua avaliação vai contribuir a tantas agricultoras familiares a exercerem sua cidadania, Iranildes até esquece a viagem de mais de sete horas — metade de carro e metade de barco — que ela e técnicos do MDA realizam para chegar às comunidades.
“Nos três primeiros dias, vamos atender as comunidades de Uricurituba e Mastro e o assentamento do Incra em Sampaio, e nos dois últimos dias, estaremos no município de Autazes, onde o número de atendimentos será bem maior. Vamos emitir carteiras de identidade, de trabalho, de pesca, CPF, DAP, Bolsa Família e Cadastro Único. Vamos contribuir para que essas trabalhadoras também sejam cidadãs não apenas de fato, mas também de direito”, ressalta a coordenadora.
“Infelizmente, aqui na Região Norte — onde o longe é mais longe que o longe —, é muito comum encontrarmos pessoas que sequer possuem o documento de identidade, que dá origem aos demais. Por isso, existe uma preocupação especial em atendermos essas regiões mais distantes”, acrescenta Valda Melo, representante do Incra, parceiro do MDA na execução do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) nos estados.
PNDTR
Criado em 2004, o PNDTR é uma ação fundamental para a inclusão social e produtiva das trabalhadoras rurais, na reforma agrária e na agricultura familiar. A ação se baseia na emissão gratuita de documentos civis, trabalhistas e jurídicos, através dos mutirões itinerantes de documentação. O Programa também realiza ações educativas, com objetivo de esclarecer as beneficiárias sobre o uso de documentos, bem como apresentar as políticas públicas e orientar quanto ao seu acesso.
Serviço
Dia 09/4 – Comunidade Uricurituba
Escola Municipal Rui Alcântara
Dia 10/4 – Assentamento do Incra em Sampaio
Escola Municipal Alvina Tupinambá
Dia 11/4 – Comunidade Mastro
Escola Municipal Pedro Gaspar
Dias 12 e 13 – Municípios de Autazes
Quadra municipal Nicolau de Souza Belo. |
segunda-feira, 8 de abril de 2013
Mais de 700 pessoas serão beneficiadas com mutirão de documentação,no interior do Amazonas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário