quarta-feira, 22 de maio de 2013

Agricultores são capacitados em Coari



22/05/2013 - Núbia Pereira
Considerado de grande importância na região Norte, o cultivo da mandioca é uma das fontes de alimento que mais contribui com a geração de emprego e renda no meio rural. No Amazonas, para famílias com renda mensal de menos de um salário mínimo, o consumo de farinha representa 70% das despesas mensais com alimentação.
No município de Coari, vinte agricultores familiares da comunidade São Pedro do Tauana, localizada no médio Solimões, participaram do curso de Boas Práticas do Cultivo da Mandioca, em área de terra firme, promovido pela Unidade Local (Unloc) do Idam/Coari. A preocupação é por causa da cheia que, inclusive, este ano já afetou grande parte da produção de mandioca, no município.
A mandioca é cultivada por pequenos agricultores e a primeira preocupação está em garantir o sustento da família e o excedente é comercializado diretamente para o consumidor nas feiras de produtores localizadas na cidade, e/ou para atravessadores que compram a produção nas próprias propriedades.
De acordo com o gerente da Unloc/Idam, Dimitri Portugal, o curso foi realizado conforme programação das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), que consta no Plano Operativo (P.O) de 2013.



A capacitação que aconteceu durante três dias (15,16 e 17 deste mês), teve o objetivo de proporcionar conhecimentos técnicos que viabilizem o incremento da produtividade da cultura na comunidade e a adesão de novos agricultores familiares.
Durante o curso, os agricultores colocaram em prática o que aprenderam na teoria, como métodos de calagem, adubação química de cova e plantio.
No final, os participantes receberam certificado.
A expectativa do Idam é que a partir de agora os agricultores passem a adotar as novas técnicas de cultivo da mandioca, para melhorar a produção e a produtividade da cultura.
“Nós queremos contribuir para melhoria da renda econômica dos agricultores e deixar os consumidores satisfeitos com o produto oferecido no mercado, reforçou Portugal.
A mandioca é a mais importante atividade agrícola dos agricultores coarienses, seguida das hortaliças, com 30 por cento e da pesca, que representa 15 por cento da renda familiar local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário