quarta-feira, 22 de maio de 2013

Idam impulsiona avicultura familiar em comunidades rurais


22/05 ›› Idam impulsiona avicultura familiar em comunidades rurais
22/05/2013 - Paula Vieira

A criação de galinha caipira, nas comunidades rurais do Amazonas, vem ganhando espaço como alternativa de desenvolvimento sustentável. E o governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e Fundação Amazonas Sustentável (FAS), com intuito de expandir a atividade implantou, em março deste ano, duas Unidades Demonstrativas (UDs) de Galinha Caipira nas comunidades de Coadi e Punã, no município de Uarini ( a 565 km de Manaus).
O objetivo é diversificar a produção de alimentos na região com a perspectiva de melhorar a renda dos agricultores, além de incentivar outras famílias que desejam aderir à atividade.
De acordo com o gerente da Unidade Local do Idam, Manoel Pereira da Silva, as UDs estão beneficiando diretamente cerca de 14 famílias locais, que estão recebendo, periodicamente, a assistência técnica do Idam com relação ao manejo adequado, cuidados sanitários e a comercialização das aves.
Hoje, aproximadamente 25 agricultores familiares trabalham com a atividade de criação de galinha. A produção é comercializada no mercado local e para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).




Avicultura – A instalação das UDs contou com o apoio da FAS que disponibilizou todo o material necessário para a construção dos aviários, equipamentos como, bebedouros e comedouros, além da quantia de 750 aves.


Investimento – A criação de galinha é uma atividade simples, e que não exige altos custos, por isso quem deseja aderir à atividade pode utilizar o material disponível em sua propriedade para a construção do aviário, e a alimentação das aves pode ser feita com restos de fruta, verduras, algumas raízes e folhagens, também encontradas na Unidade Familiar.




Unidade Demonstrativa - É um método planejado, envolvendo a demonstração de uma técnica ou um conjunto de técnicas já comprovadas para a região, que são empregadas e/ou utilizadas por um produtor - demonstrador, sob orientação e controle técnico, com a finalidade de criar um exemplo vivo na comunidade, para posterior adoção pelos demais produtores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário