terça-feira, 24 de setembro de 2013

Sistema OCB/Sescoop-AM assina convênio e lança Cartilha

 
 
O V Encontro do Cooperativismo Agropecuário Amazonense, promovido pelo Sistema OCB/Sescoop-AM, reservará muitas novidades aos participantes nesta edição. Durante o encontro, será assinado um convênio com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) - para promoção de cursos de qualificação - e o lançamento de uma cartilha em parceria com o Sistema Faea/Senar, sob o tema “Nova Abordagem aos Dados Estatísticos da Agropecuária no Amazonas”, com informações compiladas pelo Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias (GCEA-AM). O evento será realizado na quarta-feira, dia 25, no Hotel Da Vinci Center.
Em reunião na sede do Sistema OCB/Sescoop-AM, o presidente e o superintendente, Petrucio Magalhães Junior e Adriano Trentin Fassini, respectivamente, acertaram com a equipe de trabalho, últimos detalhes do evento, como cooperativas participantes, a logística adotada e o andamento do evento, que terá a presença do presidente do Sistema OCB Nacional, Márcio Lopes de Freitas. 

O V Encontro do Cooperativismo Agropecuário Amazonense terá como objetivo estabelecer um perfil das cooperativas agropecuárias, avaliar ações em curso e discutir melhorias para as cooperativas que atuam no setor. Por isso, o presidente do Sistema OCB-Sescoop/AM, Petrucio Magalhães Junior, afirmou que a parceria com o Cetam é de extrema importância, tanto quanto a produção da cartilha. 
“O Cetam ficará a cargo da qualificação, focada para o interior, e a nós, caberá a identificação das demandas de treinamento, a estrutura para execução das aulas e materiais didáticos e práticos”, revelou o presidente. 
Em relação à Cartilha, Petrucio destacou que ela é um importante instrumento de conhecimento das culturas agrícolas locais, principalmente depois de sair de 2% para 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. 
“Acompanhar a evolução do setor agropecuário e registrá-lo em dados, é nosso papel, porque apresenta importância fundamental para o planejamento de políticas públicas e para utilização de diversos setores da sociedade, tais como: empresas investidoras do setor privado, estudantes, órgãos de pesquisa, entre outros”, ressaltou. 
Na programação, uma palestra de análise sobre o setor no Amazonas e uma oficina de Planejamento. A palestra será proferida pelo supervisor de pesquisa agropecuária do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Thiago Almude, com o tema, “Panorama da produção primária no Amazonas”, iniciada às 8.30h.
Fonte: Sistema OCB/Sescoop-AM
Texto: Carla Santos/Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário