terça-feira, 11 de março de 2014

Técnicos da ADAF são capacitados para implantação da PGA eletrônica

Mais um passo está sendo dado para informatizar o setor agropecuário do Amazonas. Na manhã desta terça-feira (11), 51 técnicos agropecuários da Agência de Defesa Agropecuária Florestal do Estado (ADAF) começaram a fazer uma capacitação para implantar a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA) no Amazonas. A solenidade de abertura do curso teve a presença do secretário de Estado da Produção Rural, Eron Bezerra, do Superintendente do Ministério da Agricultura (MAPA), Ferdinando Barreto, diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária Florestal do Estado (ADAF), Sérgio Muniz, do diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Edimar Vizolli, do diretor-presidente da Federação Agropecuária do Estado do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço, do gerente de Crédito da Afeam, Rodrigo Rondom, e do presidente da Associação dos Fiscais Agropecuários do Amazonas, Christian Barnnard. O secretário Eron agradeceu a parceria estabelecida entre os entes federados, principalmente com o Ministério da Agricultura (MAPA). “Essa integração é importantíssima, porque todos somos passageiros, mas a atividade em si é duradoura. O setor primário tem natureza estratégica, e nós precisamos entender essa importância, não na teoria, mas na prática. Nós saímos, em 2004, de um foco de febre aftosa, onde não tinha sequer uma estrutura de defesa agropecuária, e hoje temos uma agência estruturada”, ressaltou Eron.


O palestrante do primeiro dia da capacitação foi Diego Costa, da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA), que até amanhã deve ensinar aos técnicos como alimentar a plataforma com dados de pecuaristas e o georreferenciamento de propriedades.
Atualmente, os órgãos de defesa do Estado e pecuaristas trabalham com Guia de Trânsito Animal Manual, por isso, a implantação da GTA Eletrônica deve mudar a forma de comunicação entre os produtores e o Estado, e deve ser implantada em todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário